Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Ermida
Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Escadaria de acesso

Dedicada à Padroeira de Portugal, a Ermida de Nossa da Conceição está situada à entrada sul desta vila, no ponto mais alto, o que lhe permite uma posição dominante sobre a vila. Muito pouco se sabe sobre esta quanto às suas origens, unicamente as informações mais remotas dão conta de uma edificação dos primeiros anos do século XVI, época a que corresponde o portal principal, sendo este o elemento mais antigo do templo religioso.

Caraterizado por um edifício simples e modesto, ao nível de um exemplar rural na paisagem do interior do sotavento algarvio, permitiu que o culto pela Nossa Senhora da Conceição se acentuasse ao ponto de, na segunda metade do século XVIII, se realizar uma reconstrução quase integral do edifício. Contudo acredita-se que, no espaço de tempo entre a sua origem e as obras realizadas no século XVIII, tivessem ocorrido campanhas de obras, apesar de não haver qualquer elemento material hoje identifique essas campanhas.

Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Sacristia e
triplo Campanário
Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Torre sineira

Templo longitudinal de planta retangular, é formado por nave e capela-mor. Anexadas a esta no lado sul, a sacristia com o acesso feito pelo exterior e um triplo campanário. A fachada principal com orientação a oeste apresenta no seu rasgo principal o portal em verga de arco quebrado, formado por duas arquivoltas apoiadas em duas colunas, sendo as bases e capitéis decorados com motivos vegetalistas e geométricos. É ladeado por duas janelas gradeadas com moldura retangular e encimado por uma outra janela com as mesmas caraterísticas, estando esta sobrepujada por uma coroa nacional, e rematado por um frontão curvo provido de quatro pináculos.

Entrou para a lista do Imóveis de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 37 28.200' W 007 28.434'  (37.47000, -7.47390)
Alcoutim, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes