Torre de Penegate
Torre de Penegate
Esta torre militar medieval de Penegate serviu para a defesa de Mem Rodrigues de Vasconcelos, companheiro de armas e meirinho-mor de D. Dinis.
Torre de Penegate
Torre de Penegate

Esta torre medieval de Penegate do século XIV teve a sua origem exclusivamente para uso militar. Foi criada para a defesa de Mem Rodrigues de Vasconcelos, companheiro de armas de D. Dinis, de quem na altura ocupava o cargo de meirinho-mor.

Foi construída na região entre o rio Homem e o rio Cávado, onde se tornava difícil a imposição real, por causa da ação contestatária de Pedro Anes de Vasconcelos, tio do Mem Rodrigues de Vasconcelos, à autoridade real.

Esta Torre de Penegate vê-se envolta na existência de uma possível torre românica ou proto-românica anterior. Teve a sua primeira referência do topónimo em 1604 em substituição de uma outra designação de Penela, estando o nome de Penegate associado a um afloramento granítico de difícil acesso (Pena).

Na verdade da existência anterior dessa possível torre românica, a iniciativa foi atribuída a D. Egas de Pais de Penegate, valido do Conde D. Henrique, mas de que, atualmente, não restam quaisquer vestígios aparentes.

Descrição

Torre de Penegate
Torre de Penegate

Assente num afloramento de difícil acesso, a torre de planta quadrangular é formada por três pisos. A entrada orientada a nascente posiciona-se a poucos metros acima do solo, com a abertura em moldura apontada, sendo feito o acesso através de uma escada amovível da qual só restam os apoios.

Em 1907, a torre passou para a posse da família dos atuais proprietários, efetuando diversas campanhas de obras nas décadas posteriores, sendo edificado um segundo corpo para residência.

Classificação

Só em 2013 é que a Torre de Penegate entrou na classificação de Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Outeiro, na freguesia Carreiras (São Miguel) e Carreiras (Santiago).

Coordenadas GPS: N 41 39.533' W 008 29.497'  (41.65888, -8.49162)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora da Pena

Capela de Nossa Senhora da Pena - Visitar Portugal

(Distância: 17 m SE)
Anexada à Torre de Penegate, foi mandada construir por Miguel Valadares, cónego de Guimarães, para que ali fosse sepultado. Segundo reza a história, a Torre foi edificada para proteger o representante real do cargo que ocupava e da sua família, sendo por isso propriedade privada.

Ponte do Couto

Ponte do Couto - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Situada na estrada municipal entre as freguesias de Moure e S. Miguel das Carreiras, a Ponte do Couto enquadra-se num verdadeiro ambiente rural que atravessa o ribeiro Rojão.

Casa de Gondomil

Casa de Gondomil - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
Considerada uma das sete maravilhas da freguesia de Moure e o ex-libris desta freguesia, a Casa ou Solar de Gondomil foi-se afirmando a partir do século XVIII, ano da sua edificação.

Pelourinho de Moure

Pelourinho de Moure - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
Sendo o elemento mais significativo da freguesia, remonta ao início do século XII. Não lhe é conhecido qualquer foral com estatuto civil, assim o Pelourinho representa o poder eclesiástico.

Ponte da Pedrinha

Ponte da Pedrinha - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)
Situada na freguesia de Goães, nome pelo qual a ponte também é conhecida, está inserida num espaço rural atravessando o rio Neiva.

Igreja de Arcozelo em festa

Igreja de Arcozelo em festa - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Igreja iluminada na festa do Senhor dos Passos em Agosto de 2008.

Câmara Municipal de Vila Verde

Câmara Municipal de Vila Verde - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Edifício novo em forma de L, construído para satisfazer as necessidades do concelho, situa-se precisamente nas traseiras do antigo edifício dos Paços do Concelho, atualmente Biblioteca Municipal.

Igreja Matriz de Pedregais

Igreja Matriz de Pedregais - Visitar Portugal

(Distância: 5 km N)
Este templo religioso, ainda hoje a funcionar como Igreja Matriz da aldeia, pertence ao período românico embora com edificação desconhecida.

Biblioteca Municipal de Vila Verde

Biblioteca Municipal de Vila Verde - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Este edifício, que se supõe ter sido construído para albergar os Paços do Concelho, é atualmente a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à vida e obra deste professor da Universidade de Coimbra.

Sepulturas Antropomórficas

Sepulturas Antropomórficas - Visitar Portugal

(Distância: 5 km N)
A existência de sepulturas antropomórficas leva-nos a crer que esta freguesia remonta à época da alta Idade Média.

gif