A edificação da Igreja da Misericórdia começou pouco depois de ter consentimento régio do Rei D. Filipe I, decorria o ano de 1583, com as obras a arrastarem-se por alguns anos. A fachada acabaria em 1588, a sacristia iniciava a sua construção em 1595 e no ano seguinte começava a execução do retábulo-mor que terminaria em 1600.
Efetivamente, com os atrasos, a igreja edificou-se nos últimos anos do século XVI, no entanto, nos finais do século XVII, este templo sofreu obras de melhoramentos.
Apresentando um modelo maneirista, de linhas sóbrias e de gosto depurado, tem na sua fachada o seu maior destaque com o seu portal principal em arco de volta perfeita com a sua estrutura retabular.
Com duas arquivoltas, de cabeças aladas, cartelas, mascarões e motivos vegetalistas, é ladeado por duas colunas coríntias de fuste canelado e entablamento. Está encimada por um janelão retangular, ladeado por aletas e encimada por uma Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia em relevo.
No lado esquerdo foi adossada a torre sineira de planta retangular com um portal de verga reta, coroada por um coruchéu ladeado por pináculos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.