Igreja da Misericórdia de Tentúgal
A edificação da Igreja começou em 1583, a fachada terminou em 1588, a sacristia iniciada em 1595 e no ano seguinte começou a execução do retábulo-mor que terminou em 1600.
Temas / Tags
Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia

A edificação da Igreja da Misericórdia começou pouco depois de ter consentimento régio do Rei D. Filipe I, decorria o ano de 1583, com as obras a arrastarem-se por alguns anos. A fachada acabaria em 1588, a sacristia iniciava a sua construção em 1595 e no ano seguinte começava a execução do retábulo-mor que terminaria em 1600.

Efetivamente, com os atrasos, a igreja edificou-se nos últimos anos do século XVI, no entanto, nos finais do século XVII, este templo sofreu obras de melhoramentos.

Descrição

Apresentando um modelo maneirista, de linhas sóbrias e de gosto depurado, tem na sua fachada o seu maior destaque com o seu portal principal em arco de volta perfeita com a sua estrutura retabular.

Com duas arquivoltas, de cabeças aladas, cartelas, mascarões e motivos vegetalistas, é ladeado por duas colunas coríntias de fuste canelado e entablamento. Está encimada por um janelão retangular, ladeado por aletas e encimada por uma Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia em relevo.

No lado esquerdo foi adossada a torre sineira de planta retangular com um portal de verga reta, coroada por um coruchéu ladeado por pináculos.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 40 13.386' W 008 35.047'  (40.22310, -8.58412)
Tentúgal, publicado em por