Dedicada a São Pedro, nome pelo qual o templo também é conhecido, atribuem a reconstrução desta igreja aos meados do século XVIII.

Origem

Igreja Matriz de Vilarinho
Igreja e Cemiterio
Igreja Matriz de Vilarinho
Igreja e
Torre Sineira
Igreja Matriz de Vilarinho
Igreja

No entanto a sua origem pode remontar a um período bastante recuado, talvez com a possibilidade de pertencer ao século XVI. As imagens nos nichos na fachada da igreja são do século XVI.

Descrição

Igreja Matriz de Vilarinho
Fachada posterior
Igreja Matriz de Vilarinho
Fachada lateral

Com uma planta longitudinal, é formada de uma única nave e capela-mor retangulares e uma capela semi-circular no lado esquerdo da fachada. Neste lado está também anexada a sacristia retangular. No lado contrário está a torre sineira ao lado da fachada.

A fachada mostra a abertura em verga reta do portal principal que está encimada por uma janela que data de 1750, data correspondente à reforma do templo. Esta está encimada por um nicho e ladeada por dois nichos com as imagens de Nossa Senhora com o Menino, São Pedro e São Pavio, todas as três imagens atribuídas ao século XVI. Adossada a esta, no lado direito, a torre sineira quadrangular com o seu remate bolboso, posterior a 1750.

Classificação

Desde 1945, entrou para a lista dos Imóveis de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 07.362' W 008 13.182'  (40.12270, -8.21970)

Temas / Tags

Vilarinho, publicado em por