Igreja Matriz de São Julião
Esta Igreja de São Julião, a Matriz da Figueira da Foz, é mais antiga que a nacionalidade, sendo a sua edificação do ano de 1096.
Igreja Matriz de São Julião
Igreja Matriz de São Julião

Esta Igreja de São Julião, a Matriz da Figueira da Foz, considerada a mais antiga da localidade é também mais antiga que a Nacionalidade, uma vez que a edificação desta, e segundo as notícias da sua existência, corresponde ao ano de 1096.

Contudo a sua história confunde-nos quanto à configuração do templo original e as diferentes referências documentais. No ano de 1476 a igreja entrou em obras, mas desconhece-se o alcance destas obras pois foi feito um pedido ao Cabido da Sé de Coimbra, a isenção da contribuição das obras de reconstrução da Igreja.

Possivelmente o pedido foi considerado porque, pela razão do estado da igreja de quase ruína em que se encontrava, foi necessária a reconstrução deste mesmo templo no inicio do século XVIII. Perante a falta de recursos da população, só em 1716 teve o seu início, terminando somente em 1782.

Descrição

A planta é de uma só nave e com a sua fachada flanqueada por duas torres sineiras ligadas entre si por uma balaustrada.

A porta principal em arco de volta perfeita, contornada por uma moldura e finalizada por um frontão triangular encimada por três janelas com frontões semelhantes. As janelas que ladeiam o portal apresentam frontões semicirculares.

Classificação

Está classificada como Monumento de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Figueira da Foz
ou neste concelho Figueira da Foz
Outras localidades deste concelho Figueira da Foz

Localização

Coordenadas GPS: N 40 09.002' W 008 51.565'  (40.15003, -8.85942)

Temas / Tags

Figueira da Foz, publicado em por