Acredita-se que este templo tenha sido o primeiro existente na aldeia, sendo muito provavelmente do período da Primeira Dinastia, sendo então uma ermida.
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Capela
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Fachada lateral
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Janela
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Portal

Acredita-se que este templo tenha sido o primeiro existente na aldeia, sendo muito provavelmente do período da Primeira Dinastia, e que a sua edificação tivesse sido como ermida. Mais tarde, e como único templo da localidade, foi aproveitado para fazerem desta a Igreja Paroquial. Desde o início teve como Orago a Nossa Senhora da Assunção, uma vez que já era padroeira da aldeia, e assim ficou, mesmo quando foi substituída pela nova Igreja Matriz.

Reúne três estilos diferentes como o manuelino, o renascentista e o barroco, devido à campanha de obras ocorridas durante a sua existência, restando apenas o elemento manuelino do portal. Do barroco incluía o campanário da qual a sineira é de 1773, e que atualmente está descaraterizado, igualmente teve o mesmo fim o altar-mor que pertencia à renascença.

Situado na parte baixa da aldeia, no pequeno centro histórico, a Capela de Nossa Senhora da Assunção apresenta uma planta retangular em que a fachada principal é rasgada por portal manuelino e está encimada por uma janela redonda. É rematada no lado direito por um pináculo piramidal e no esquerdo por uma sineira.

Coordenadas GPS: N 40 13.767' W 007 56.676'  (40.22945, -7.94460)

Temas / Tags

Benfeita, publicado em por