Igreja Matriz de São Sebastião

A Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, dedicada a São Sebastião, é uma construção iniciada em 1555 sendo colocada a cobertura interna apenas no final desse século.

Na fachada frontal salienta-se a porta principal no registo inferior ladeada por duas janelas, e três janelas no piso superior iguais às primeiras, sendo as laterais falsas, todas as aberturas em arco perfeito.

A torre sineira à esquerda contém uma pequena janela retangular no primeiro registo e a sineira no segundo, em arco perfeito, tendo por baixo o relógio e terminando em coruchéu piramidal.

A igreja está dividida em três naves, com a nave central mais alta do que as laterais, separadas por cinco arcos de volta perfeita sobre colunas toscanas.

A capela-mor é separada da nave por um arco triunfal de volta perfeita encimado por um nicho com a imagem de Cristo Crucificado e ladeada por altares em talha dourada dedicados à Virgem Maria e ao Sagrado Coração de Jesus. As paredes são revestidas de painéis de azulejos representando cenas da vida de São Sebastião. O retábulo do altar-mor é feito em talha dourada.

Mostra ainda os altares laterais dedicados a Nossa Senhora das Dores e a Santa Ana e ainda uma capela à esquerda dedicada ao Santíssimo Sacramento.

A nave termina com o coro-alto em madeira.

Classificação

A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1960.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 48.954' W 008 11.260'  (39.81590, -8.18767)

Temas / Tags

Cernache do Bonjardim, publicado em por