Igreja Matriz de São Sebastião
A Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, dedicada a São Sebastião, é uma construção iniciada em 1555 sendo colocada a cobertura interna apenas no final desse século. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1960.

Na fachada frontal salienta-se a porta principal no registo inferior ladeada por duas janelas, e três janelas no piso superior iguais às primeiras, sendo as laterais falsas, todas as aberturas em arco perfeito.

A torre sineira à esquerda contém uma pequena janela retangular no primeiro registo e a sineira no segundo, em arco perfeito, tendo por baixo o relógio e terminando em coruchéu piramidal.

A igreja está dividida em três naves, com a nave central mais alta do que as laterais, separadas por cinco arcos de volta perfeita sobre colunas toscanas.

A capela-mor é separada da nave por um arco triunfal de volta perfeita encimado por um nicho com a imagem de Cristo Crucificado e ladeada por altares em talha dourada dedicados à Virgem Maria e ao Sagrado Coração de Jesus. As paredes são revestidas de painéis de azulejos representando cenas da vida de São Sebastião. O retábulo do altar-mor é feito em talha dourada.

Mostra ainda os altares laterais dedicados a Nossa Senhora das Dores e a Santa Ana e ainda uma capela à esquerda dedicada ao Santíssimo Sacramento.

A nave termina com o coro-alto em madeira.

Classificação

A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1960.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Cernache do Bonjardim
ou neste concelho Sertã
Outras localidades deste concelho Sertã

Localização

Coordenadas GPS: N 39 48.954' W 008 11.260'  (39.81590, -8.18767)

Temas / Tags

Cernache do Bonjardim, publicado em por