(Distância: 10 m NE)Edifício construído do século XVI, aqui funcionou a câmara, tribunal e cadeia, e posteriormente acolheu a Biblioteca Municipal. O campanário, ainda existente na atualidade, serviria para anunciar o fecho das portas defensivas da cidade.
(Distância: 26 m N)Casa datada do século XIII, está situada na Praça Velha ou Praça do Camões. Crê-se que originalmente pudesse ser a Porta de Pelame, uma das portas da defesa da cidade.
(Distância: 73 m E)Arquitetura militar e medieval e comunicações, oitocentista, a torre quadrangular integrava a antiga muralha exterior à povoação, transformada no século XIX em Torre do Relógio.
(Distância: 117 m N)A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída no século XVIII, apresentando uma frontaria barroca.
(Distância: 196 m SE)O edifício da Câmara Municipal foi o Solar dos Viscondes de Oleiros, fazendo parte dos edifícios que se situavam fora das muralhas nos sécs. XVII e XVIII.
(Distância: 238 m NE)Ou Igreja de São Miguel, foi edificada no século XVII em estilo renascentista, com elementos das diferentes fases de construção nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
(Distância: 248 m W)Originalmente, onde se situa o castelo foi um castro pré-histórico que viu várias civilizações passarem como os romanos, suevos, visigodos e os muçulmanos.
(Distância: 268 m N)O cruzeiro de São João é um exemplo da arquitectura religiosa manuelina, rico em detalhes e pormenores. Talhado em granito, terá sido construído no século XVI.
(Distância: 313 m N)Um dos ex-libris da cidade, é um dos mais extraordinários jardins barrocos portugueses e por si só justifica a visita à cidade.
(Distância: 313 m W)Foi construída provavelmente no século XII e reedificada no século XIII pelos Templários, tendo mais tarde, pelas Invasões Francesas, sofrido atos de vandalismo e ficado reduzida a ruínas.