Villa Romana
Mais uma Villa romana existente em Portugal. Este conjunto é o que resta de uma dessas Villas Romanas, que foi habitada entre os séculos II e IV d.C.
Villa Romana
Villa Romana
Villa Romana

Esta recente descoberta que se deveu à construção da A23 e as respetivas escavações, dão indicação de se tratar de uma propriedade habitada pela família e pelos seus criados.

Apresenta várias divisões, algumas delas bem definidas como o lagar de azeite, de vinho, de transformação dos cereais, fundição de ferro e estábulos para animais. Todo este perímetro estava ligado a uma rede de caleiras que permitia o abastecimento e a circulação de água.

Essencial também para o que viria a ser posto a descoberto, umas termas com os tradicionais tanques que permitiam banhos de diferentes temperaturas. A imponência desta Villa com as variadíssimas divisões, inclusivamente a entrada da respetiva Villa, comprovam que se tratava de uma família abastada.

Está situada na Quinta da Fórnea, no caminho entre Belmonte e Caria. Crê-se que este e outros sítios arqueológicos podem esclarecer melhor Centum Cellas.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Belmonte
ou neste concelho Belmonte
Outras localidades deste concelho Belmonte

Localização

Coordenadas GPS: N 40 19.891' W 007 21.293'  (40.33152, -7.35488)

Temas / Tags

Belmonte, publicado em por