Torre de Centum Cellas, também conhecida como Centum Cellae, Centum Celli ou Centum Coelli, antigamente também denominada como Torre de São Cornélio, trata-se de um singular monumento lítico actualmente em ruínas.

Descrição

Torre de Centum Cellas
Torre de Centum Cellas
Torre de Centum Cellas
Torre de Centum Cellas

Ao longo dos séculos vem despertando as atenções de curiosos e estudiosos, suscitando as mais diversas lendas e teorias em torno de si. Uma das lendas, por exemplo, refere que a edificação teria sido uma prisão com uma centena de celas [de onde vem o nome (centena=centum; celas=cellas)], onde teria estado o São Cornélio (nome alternativo).

Acredita-se que a sua primeira função pudesse ter sido um acampamento romano, mas tudo indica que tivesse sido uma villa em que a Torre era representativa da pars urbana, estando ainda uma maior parte da pars rústica por escavar.

Datado do séc. I, aquando da invasão Romana na Península Ibérica, a villa era propriedade de um comerciante de nome Lúcio Cecílio que comercializava estanho (na altura era o metal abundante na Península Ibérica). Foi destruída num incêndio no século III e posteriormente foi reconstruída.

Classificação

Este Monumento está classificado como Monumento Nacional desde 1927.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 22.654' W 007 20.569'  (40.37757, -7.34282)

Temas / Tags

Colmeal da Torre, publicado em por