A Igreja de São Tiago é o verdadeiro ícone do românico tardio da Beira Interior, sendo mesmo considerado como um dos monumentos-chave do estilo na região. A sua construção deve pertencer aos meados do século XIII, embora as origens da paróquia de Belmonte, que esta igreja servia, tudo indique serem anteriores, estando documentada no ano de 1186.
A nível exterior denotam-se as reformas da época moderna empreendida na primeira metade do século XVII, quando D. Francisco Cabral remodelou o Panteão familiar, e que se assemelha à fachada principal da Igreja, como corpo único e um portal de moldura reta.
Destaca-se a abóbada suspensa em ogivas, um arco gótico flamejante, o púlpito e alguns frescos. Tem a torre sineira um pouco afastada, estando a capela dos Cabrais anexada a esta igreja.
Está classificada como Monumento Nacional desde 1977
Este ponto está situado na localidade Belmonte, na freguesia Belmonte e Colmeal da Torre.
(Distância: 11 m N)
(Distância: 57 m SE)
(Distância: 70 m SE)
(Distância: 73 m E)
O Castelo de Belmonte pertence a uma das quatro vilas Históricas de Castelo Branco e das doze de Portugal. Daqui partiu Pedro Álvares Cabral para descobrir o Brasil.
(Distância: 86 m SW)
Pelourinho quatrocentista, ergue-se sobre uma base moderna constituída por três degraus octogonais.
(Distância: 115 m W)
Pedro Álvares Cabral foi o Homem e Navegador que descobriu o Brasil enquanto seguia a caminho da Índia.
(Distância: 125 m SE)
(Distância: 143 m NE)
(Distância: 145 m N)
(Distância: 155 m SE)
Nesta vila, sendo maioritariamente Judia e com uma comunidade enraizada de tantos anos, não deixa de ter a sua importância uma sinagoga.