Igreja Matriz de Torre de Dona Chama
Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da vila, foi edificada no século XVIII, estando considerada como dos exemplares melhor conservados da arquitetura religiosa barroca.
Temas / Tags
Igreja Matriz de Torre de Dona Chama
Igreja Matriz de Torre de Dona Chama

De planta longitudinal, formada por nave e capela-mor retangulares e, também com o mesmo tipo de planta, a sacristia que está adossada à capela-mor. A fachada de cantaria aparelhada rematada com cornijas e empena em aletas, sobrepujado por torre sineira quadrangular.

É formada por três panos, divididos por pilastras, que se prolongam até aos cunhais da torre. O pano central é rasgado pelo portal central em arco abatido, com pilastras sustentando a cornija encimada por pináculos e frontão curvo interrompido, com nicho ao centro.

Interior

O interior apresenta um coro-alto sustentado por um arco abatido, um arco triunfal pleno, com pinturas murais sobre o arco e nas paredes laterais, na entrada para a capela-mor. No tecto da igreja, em abóbada de berço, apresenta uma pintura da cena da Anunciação.

Na capela-mor apresenta um riquíssimo retábulo-mor em talha dourada com colunas salomónicas. A capela-mor é revestida com 24 caixotões pintados, respeitantes aos mistérios do rosário.

Classificação

Este templo religioso está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 39.137' W 007 07.596'  (41.65228, -7.12660)
Torre de Dona Chama, publicado em por