Ou Igreja de Santo André, como também é conhecida. As informações obtidas são muitas escassas sobre a data da sua edificação. 1756 é o ano que o lintel do portal nos indica, mas crê-se que esta data se deve referir a uma reedificação da igreja ou a uma intervenção da fachada.

Tudo indica, através de elementos no seu interior, e a julgar pelas pinturas muito mal conservadas e cobertas parcialmente por retábulos barrocos, que a existência deste templo seja muito mais antigo, possivelmente quinhentista.

Igreja Matriz de Avantos
Igreja Matriz de Avantos

De planta longitudinal, apresenta uma nave e capela-mor, estando anexada a sacristia no lado esquerdo. Apresenta um coro alto e um púlpito de talha dourada e policromada, rococó, onde se destaca um anjo tocheiro nas escadas de acesso. O teto é revestido de caixotões com pinturas representando vários santos.

A fachada é em cantaria terminando em ambos lados em pilastras nos cunhais, rematadas por pirâmides que suportam a cornija de linhas curvas, interrompida ao centro pela torre sineira. O portal é de linhas retas com um frontão semicircular, estando ao centro a cruz, e ladeada por dois óculos.

A Igreja Paroquial de Avantos está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 32.636' W 007 05.879'  (41.54393, -7.09798)

Temas / Tags

Avantos, publicado em por