Capela de Santa Rita
É uma ermida situada a poucos quilómetros de Bragança que é pouco conhecida dada a sua localização. É no entanto um local agradável para uns passeios e descanso, além da função religiosa.
Temas / Tags
Santuário de Santa Rita
Capela e cruzeiro
Santuário de Santa Rita
Placa

Tem uma placa com a indicação do ano de 1714, possivelmente o ano da sua construção.

Descrição

É uma capela simples, sem motivos decorativos exteriores, sobre a qual não conseguimos descobrir qualquer informação. O portal é antecedido por um alpendre e termina em empena triangular encimada por uma cruz. Na traseira da capela existe um pequeno espaço para a colocação de velas.

No espaço murado exterior da capela existe um cruzeiro e duas mesas e respetivos bancos de pedra.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse

Localização

Coordenadas GPS: N 41 47.377' W 006 44.518'  (41.78962, -6.74197)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Domus Municipalis (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km N)
Sendo o ex-libris da cidade de Bragança, é também o Monumento mais emblemático, único e insólito existente em Portugal da era românica, conferindo uma caraterística sem paralelo sobre a arquitetura medieval no País.

Igreja de Santa Maria (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km N)
Situada intra-muros da Cidadela de Bragança, foi edificada no século XVII e também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão.

Pelourinho de Bragança (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km N)
D. Sancho I privilegia a povoação concedendo-lhe o foral no ano de 1187, seguindo-lhe um segundo foral, desta vez concedido por D. Manuel em 1514, com a construção do Pelourinho.

Castelo de Bragança (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km N)
O Castelo de Bragança está situado no interior da Cidadela. Construído sobre uma primitiva fortificação, foi erguido no reinado de D. Afonso Henriques.

Cidadela de Bragança (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km NW)
Uma cidade dentro de outra com quase 900 anos de diferença. A cidade dos primórdios a Nacionalidade iniciou-se e reforçou-se, tornando-se na cidade de hoje.

Convento e Igreja de São Francisco (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km N)
Não se sabendo o ano exacto deste conjunto de São Francisco, é certo que pertence ao século XIII, de um estilo românico, vindo a sofrer obras no século XVII.

Igreja de São Bento (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km N)
O Convento foi fundado em 1590, a mando de uma dama nobre brigantina, utilizando as suas casas e da qual subsiste o brasão de armas no exterior da Igreja.

Igreja de São Vicente (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km NW)
A Igreja de São Vicente, dos templos religiosos mais emblemáticos da cidade, foi palco de dois acontecimentos históricos, o secreto casamento de D. Pedro I e Dona Inês de Castro e a partida da oposição às Invasões Francesas.

Museu Abade de Baçal (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km NW)
A funcionar desde 1915, instalado no antigo edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança, este museu mostra coleções de arte sacra, arqueologia, ourivesaria, pintura. Destaca-se as obras de José Malhoa, Abel Salazar e Almada Negreiros.

Igreja da Misericórdia (Bragança, Bragança)

(Distância: 2 km NW)
A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Bragança decorreu no ano de 1518, e fundou-se também uma Igreja dedicada ao Espírito Santo.

gif