Sendo para receber as filhas nobilitadas da cidade e região, a dita dama colocou o convento sob a protecção de Santa Escolástica, a irmã do Patriarca S. Bento.
O acesso à igreja fazia-se por uma porta lateral com uma construção baseada numa estética maneirista.
O teto da nave é em madeira abobadado e ostenta uma pintura cenográfica. A capela-mor possui um notável retábulo do século XVIII, apresentando um figurino do estilo nacional com uma particularidade no teto de alfarge.
Este ponto está situado na localidade Bragança, na freguesia Sé, Santa Maria e Meixedo.
(Distância: 136 m E)
Não se sabendo o ano exacto deste conjunto de São Francisco, é certo que pertence ao século XIII, de um estilo românico, vindo a sofrer obras no século XVII.
(Distância: 148 m S)
Uma cidade dentro de outra com quase 900 anos de diferença. A cidade dos primórdios a Nacionalidade iniciou-se e reforçou-se, tornando-se na cidade de hoje.
(Distância: 150 m SE)
D. Sancho I privilegia a povoação concedendo-lhe o foral no ano de 1187, seguindo-lhe um segundo foral, desta vez concedido por D. Manuel em 1514, com a construção do Pelourinho.
(Distância: 160 m SE)
O Castelo de Bragança está situado no interior da Cidadela. Construído sobre uma primitiva fortificação, foi erguido no reinado de D. Afonso Henriques.
(Distância: 173 m W)
A Igreja de São Vicente, dos templos religiosos mais emblemáticos da cidade, foi palco de dois acontecimentos históricos, o secreto casamento de D. Pedro I e Dona Inês de Castro e a partida da oposição às Invasões Francesas.
(Distância: 206 m W)
A funcionar desde 1915, instalado no antigo edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança, este museu mostra coleções de arte sacra, arqueologia, ourivesaria, pintura. Destaca-se as obras de José Malhoa, Abel Salazar e Almada Negreiros.
(Distância: 216 m SE)
Situada intra-muros da Cidadela de Bragança, foi edificada no século XVII e também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão.
(Distância: 233 m SE)
Sendo o ex-libris da cidade de Bragança, é também o Monumento mais emblemático, único e insólito existente em Portugal da era românica, conferindo uma caraterística sem paralelo sobre a arquitetura medieval no País.
(Distância: 391 m W)
A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Bragança decorreu no ano de 1518, e fundou-se também uma Igreja dedicada ao Espírito Santo.
(Distância: 401 m NW)
Conhecido como o antigo Paço Episcopal, este edifício, datado do século XVII, veio no século seguinte a sofrer obras de aumento, até atingir a forma atual.