Castelo - Torres Princesa e de Menagem
Castelo de Bragança
Castelo
Torre Menagem
Castelo
Muralha

O pequeno Castelo de Bragança está situado no interior da Cidadela. Construído sobre uma primitiva fortificação, foi erguido no reinado de D. Afonso Henriques quando esta região pertencia ao seu cunhado, Fernão Mendes. Esta estrutura defensiva veio a ser melhorada no reinado de D. Sancho I, tendo à povoação sido concedido o foral pelo mesmo Monarca.

A Nacionalidade era bastante recente, com bastantes crises entre Portugal e Espanha, entre elas a sucessão de D. Fernando, com o alcaide de Bragança João Afonso oscilando entre os dois países. Entretanto, esta oscilação do alcaide fez com que D. Nuno Álvares Pereira interferisse, acabando por D. João I ser reconhecido como Monarca. Sendo assim, a precária situação fez com que este Monarca reforçasse com melhoramentos nas defesas do Castelo e aproveitando as obras para edificar a Torre de Menagem.

Como em muitos outros casos, e devido à sua posição geográfica, o Castelo de Bragança foi um baluarte desde o início da Nacionalidade, com as crises iniciais entre Portugal e Espanha, mais tarde com a Guerra da Restauração e finalmente com as Guerras Napoleónicas.

Classificação

Com esta lista de guerras, o Castelo de Bragança foi condecorado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 48.263' W 006 44.946'  (41.80438, -6.74910)

Temas / Tags

Bragança, publicado em por