Ponte da Lagoncinha
Atravessando o Rio Ave, não deixa de ser uma grandiosidade, sendo datada do século XII. Pensa-se que tenha sido construída sobre ruínas também romanas que ligavam Bracara Augusta a Cale.
Ponte da Lagoncinha
Ponte da Lagoncinha
Ponte da Lagoncinha
Ponte da Lagoncinha

Com todos os indícios de parecença com a ponte romana, no entanto e não fugindo muito à verdade, a atual remonta ao período medieval e veio substituir uma mais antiga e esta sim, ponte romana, que ainda fazem o seu serviço para o qual foram construídas.

Datada do século XII, a ponte atravessa o Rio Ave e faz a ligação entre o Porto e Braga, principalmente entre Braga e Santarém com ligação ao Porto, naquela que era considerada uma das mais importantes vias do Império Romano

Uma construção totalmente feita em cantaria, é constituída por três arcos plenos e outros três em ogiva e reforçada por contrafortes com quebra-rios de secção quadrada e triangular, a jusante e montante respetivamente.

O tabuleiro apresenta ligeiramente rampante, com guarda inteiro e pavimento lajeado. Este tem 120 metros de comprimento e quatro de largura.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1943

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Lousado
ou neste concelho Vila Nova de Famalicão
Outras localidades deste concelho Vila Nova de Famalicão

Localização

Coordenadas GPS: N 41 20.956' W 008 31.206'  (41.34927, -8.52010)

Temas / Tags

Lousado, publicado em por