Numa região com tanta história a localidade de Verim passa despercebida, o que acaba por prejudicar o seu elemento de mais destaque, a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria.

Origem

Igreja de Santa Maria
Igreja Santa Maria
Igreja Santa Maria, fachada
Igreja Santa Maria, porta

Numa região com tanta história a localidade de Verim passa despercebida, o que acaba por prejudicar o seu elemento de mais destaque. De facto, sem um historial que lhe possa dar um relevo nacional, é no entanto bastante antiga, remontando ao início da Nacionalidade.

Trata-se, pois, da Igreja Santa Maria, sendo a Paroquial de Verim ou, simplesmente, a Igreja de Verim. O início da Nacionalidade corresponde à época românica, sendo atribuída a edificação da igreja aos finais do século XII e inícios do século XIII, espelhada no quase estado primitivo que ela apresenta. A torre sineira que a ladeia à esquerda é dos finais do século XVIII, e a capela-mor do século XIX.

Descrição

Desenvolvida longitudinalmente de planta retangular, é formada de uma só nave, tendo adossada ao templo a capela-mor e a sacristia. A ladear a igreja está a torre sineira.

A fachada principal de empena é interrompida à direita pelo arco da sineira antiga de volta perfeita coroado por um catavento de ferro. A fachada é coroada por uma cruz pátea, no vértice. O rasgo da porta principal é feito através de um lintel interrompido moldurado por duas arquivoltas em arco apontado, possuindo no interior um motivo entrelaçado simples e uma cruz pátea, e todo o conjunto encimado por uma fresta.

Igreja Santa Maria, lateral sul
Igreja Santa Maria, porta sul
Igreja Santa Maria, lateral norte

Laterais

A lateral sul é rasgada por um portal em arco de volta perfeita, de duas arquivoltas, encimada por uma fresta e, na parte mais traseira, uma janela retangular. Na fachada norte destingue-se os adossamentos da capela-mor e da sacristia.

Sepultura Antropomórfica

Sepultura Antropomórfica

De referir que, na lateral deste templo, pode-se observar uma sepultura antropormófica, bastante bem conservada com as suas linhas bem definidas.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 38.012' W 008 18.228'  (41.63353, -8.30380)

Referências

Temas / Tags

Verim, publicado em por