A Igreja de São Sebastião foi possivelmente fundada no final do século XIV, uma vez que pertence à Confraria de São Sebastião que foi fundada no século anterior. Contudo o atual templo corresponde ao início do século XVIII, fruto de uma reedificação.

Origem

Igreja de São Sebastião
Igreja de S. Sebastião
Igreja de São Sebastião
Escadaria de Acesso

Acredita-se que a Igreja de São Sebastião foi fundada no final do século XIV, uma vez que pertence à Confraria de São Sebastião que foi fundada no século anterior. Contudo o atual templo corresponde ao início do século XVIII, fruto de uma reedificação.

Estrutura

Situada numa pequena elevação da Cividade, com acesso por uma escadaria, a Igreja é formada por três volumes, composta por uma única nave, capela-mor e sacristia retangulares e a torre sineira quadrangular.

Fachada

A planta é octogonal e por isso centralizada na nave, tendo na fachada principal o pórtico de moldura reta ladeada por colunas e sobrepujada de um entablamento.

O frontão triangular é interrompido pelo brasão do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles e encimado pela imagem do patrono, sobrepujado pelo frontão com cruz latina.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 32.856' W 008 25.740'  (41.54760, -8.42900)

Referências

Temas / Tags

Braga, publicado em por