A Igreja de São Sebastião foi possivelmente fundada no final do século XIV, uma vez que pertence à Confraria de São Sebastião que foi fundada no século anterior. Contudo o atual templo corresponde ao início do século XVIII, fruto de uma reedificação.
Origem


Acredita-se que a Igreja de São Sebastião foi fundada no final do século XIV, uma vez que pertence à Confraria de São Sebastião que foi fundada no século anterior. Contudo o atual templo corresponde ao início do século XVIII, fruto de uma reedificação.
Estrutura
Situada numa pequena elevação da Cividade, com acesso por uma escadaria, a Igreja é formada por três volumes, composta por uma única nave, capela-mor e sacristia retangulares e a torre sineira quadrangular.
Fachada
A planta é octogonal e por isso centralizada na nave, tendo na fachada principal o pórtico de moldura reta ladeada por colunas e sobrepujada de um entablamento.
O frontão triangular é interrompido pelo brasão do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles e encimado pela imagem do patrono, sobrepujado pelo frontão com cruz latina.
Localização
Referências
- Sistema de Informação para o Património Arquitetónico. «Capela de São Sebastião das Carvalheiras»