Igreja e Hospital de S. Marcos
Esta fachada é a entrada principal do hospital, uma fachada imponente bem representativa do estilo barroco em Portugal.
Igreja e Hospital de S. Marcos

Esta fachada é a entrada principal do hospital, mas a parte central é a entrada da Igreja.

É uma fachada imponente bem representativa do estilo barroco em Portugal. Foi fundado em 1508 pelo então Arcebispo de Braga D. Diogo de Sousa.

Este majestoso conjunto hospital/Igreja segundo a funcionalidade atual, tem a sua origem precisamente no templo religioso que, e recuando no tempo mais precisamente ao século XII, foi erguido no local onde já tinha existido uma ermida dedicada a São Marcos. Com o templo religioso foi igualmente erguida uma albergaria e um convento templário.

Somente no início do séc XVI, durante o período de D. Diogo de Sousa, Arcebispo de Braga desde 1505, que este sacerdote teve a seu cargo, e porque entendia que os organismos assistenciais deveriam estar centralizados, ocorreu a fundação do hospital da cidade. A primeira administração esteve a cargo da Câmara Municipal, sendo que em 1559 os poderes foram transferidos para a Misericórdia, por intervenção do Frei Bartolomeu dos Mártires.

No início do século XVIII o edifício viria a sofrer uma campanha de obras de ampliação, com início no claustro grande e enfermarias, seguindo-lhe a Igreja e os claustros pequenos. No entanto os desenhos do projeto concedido tiveram problemas, ao ponto de que em 1733 foi apresentado um novo projeto para a Igreja e claustro pequeno pela mão de Carlos António Leoni, cuja concretização se prolongou até ao ano de 1750.

Estes atrasos motivados por problemas financeiros relegam as obras para a segunda metade do século XVIII, com um interesse muito forte por parte da Misericórdia em terminar o edifício, o que veio a concretizar com o templo religioso no ano de 1836, ano da inauguração. Pode-se dizer que a atual fachada foi a melhor situação encontrada, com a do templo em convexa e as laterais que enquadram numa linguagem clássica.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1956.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Braga
ou neste concelho Braga
Outras localidades deste concelho Braga

Localização

Coordenadas GPS: N 41 32.945' W 008 25.407'  (41.54908, -8.42345)

Temas / Tags

Braga, publicado em por