A abertura das janelas era muito usada naquela época para comungar com o testemunho de uma religiosidade conservadora da época na cidade, obrigando por isso aos residentes a um recato absoluto.
Situada na rua de São Marcos, a Casa dos Crivos desenvolve-se num plano retangular simples, com o destaque para a verticalidade para um aproveitamento da reduzida área a que o edifício se insere.
A fachada é diferenciada nos três registos correspondentes a três pisos, sendo o primeiro e térreo para o comércio e os restantes para habitação. É neste dois pisos que a fachada do edifício se torna no elemento mais emblemático.
Em 1980 a Câmara Municipal comprou o dito imóvel, iniciando obras de recuperação e transformação do interior para albergar um espaço museológico. Em 1984 foi inaugurado no espaço da Casa das Gelosias o Museu de História da Imagem de Braga. Contém salas de exposições temporárias e um pequeno auditório.
Este Imóvel está classificado como Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto).
(Distância: 53 m N)
Com uma situação central, no Largo Barão de São Martinho, a poucos metros da Torre de Menagem e da Arcada, "A Brasileira" de Braga faz parte de um conjunto de cinco existentes em Portugal.
(Distância: 109 m SW)
São João do Souto dá o nome à freguesia, ao largo onde o templo religioso se situa e também ao próprio templo que remonta ao tempo medieval, ao século XII.
(Distância: 113 m N)
Esta Igreja foi construída após, em 1757, um padre e Cónego da Sé de São Paulo ali ter colocado uma estampa da Nossa Senhora da Lapa e provocando assim grande devoção.
(Distância: 119 m NE)
Centralizada e a pertencer à parte histórica da cidade, a Arcada é o ponto de reunião dos habitantes mais velhos, servindo também como ponto de referência dos mais novos.
(Distância: 126 m S)
A Igreja de Santa Cruz foi mandada edificar no início do século XVII, um período em que o barroco predominava e em que Braga evidencia a arte como sendo o principal marco da cidade.
(Distância: 129 m SW)
O conjunto dos Coimbra, assim denominado à Casa e Capela, está situado no centro histórico, com a casa para o largo de Santa Cruz e a Capela para o largo de São João de Souto.
(Distância: 145 m NW)
Edificada nos finais do séc XVII deve-se à Ordem Terceira de São Francisco, na qual pretendiam ter sede própria.
(Distância: 150 m W)
Esta é a rua que atravessa a Braga histórica, em que o início é na Avenida Central, junto à Arcada, e termina no Arco da Porta Nova.
(Distância: 156 m S)
Esta fachada é a entrada principal do hospital, uma fachada imponente bem representativa do estilo barroco em Portugal.
(Distância: 178 m NE)
Edificado nos finais do século XIX, o coreto situa-se na parte pedonal na Avenida Central, a Praça da República.