Igreja de Nossa Senhora do Terço
Igreja de Nossa Senhora do Terço
Situada fora da zona histórica da cidade no princípio do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Terço veio contribuir para uma expansão da malha urbana nesta zona da cidade.
Igreja de Nossa Senhora do Terço
Igreja de Nossa Senhora do Terço

Na verdade a sua origem esteve num mosteiro de religiosas beneditinas, para poderem receber as religiosas de um outro convento, situado em Monção. Este estava destinado à demolição, por ordem de D. Pedro, com o objetivo de fortalecer e reedificar as muralhas desta localidade.

A edificação deu-se no reinado de D. João V com a aprovação do Arcebispo de Braga D. Rodrigo de Moura Teles. Teve o seu início em 1707, dando-se em 1713 a entrada das mais de cem religiosas, uma vez que as novas dependências estavam a ser concluídas.

Pouco mais de cem anos durou o privilégio destas religiosas, pois em 1834 deu-se a extinção das ordens religiosas. No entanto, e por ser um convento feminino, só foi possível o seu encerramento quando a última freira faleceu, tendo sido no ano de 1842. Realizou-se a venda em hasta pública da parte conventual, sendo posteriormente demolida e restando apenas a igreja, que sobreviveu até à atualidade. Em 1846 o templo religioso recebeu a Confraria do Terço, que até então estava alojada na Capela de Espírito Santo que entretanto havia também sido demolida.

A invocação da igreja passou a ser de Nossa Senhora do Terço, uma vez que até então o mosteiro tinha a sua invocação em Nossa Senhora da Conceição.

Descrição

Igreja de Nossa Senhora do Terço

Apresenta uma planta longitudinal, de uma única nave e capela-mor, cuja fachada, seguindo o portal principal está orientada a sul. A fachada com linhas bastantes depuradas tem no seu portal o elemento de maior interesse. O rasgo do portal é em moldura curva e delimitado por pilastras. É encimado por um entablamento com as armas reais que sustentam um frontão de aletas com um nicho da imagem de São Bento. O portal está ladeado por pilastras.

A riqueza do interior, considerado o melhor exemplo do barroco português, contrasta com a simplicidade do exterior.

Classificação

Desde 1967 a Igreja de Nossa Senhora do Terço está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barcelos, na freguesia Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).

Esta igreja situa-se no centro histórico de Barcelos, no lado norte do Campo da Feira.

Coordenadas GPS: N 41 32.017' W 008 37.125'  (41.53362, -8.61875)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casa dos Beça Meneses

Casa dos Beça Meneses - Visitar Portugal

(Distância: 107 m W)
Situada no Largo Cinco de Outubro, é um edifício do início do século XVIII, sendo considerado como a casa mais decorada de Barcelos, com base nas cimalhas das janelas.

Chafariz do Campo da Feira

Chafariz do Campo da Feira - Visitar Portugal

(Distância: 110 m SE)
Chafariz da Feira, assim chamado ao esplendoroso chafariz que se encontra num espaço, que se mantém incólume até hoje, denominado de Campo da Feira.

Coreto de Barcelos

Coreto de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 112 m NW)
O Coreto de Barcelos é um exemplo que entra na lista dos restaurados. Localiza-se no Campo Cinco de Outubro em frente da Casa dos Bessa Meneses e da Igreja de Nossa Senhora do Terço.

Igreja da Misericórdia de Barcelos

Igreja da Misericórdia de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 152 m E)
Todo o conjunto da Igreja da Misericórdia, hospital e um lar deve-se a uma construção do século XVI que teve a sua origem na edificação de um Convento da Ordem dos Capuchos.

Igreja do Bom Jesus da Cruz

Igreja do Bom Jesus da Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 227 m S)
A primitiva igreja foi edificada na sequência de um milagre ou lenda ocorrida em 1504, mas desta já nada resta na atual que remonta ao século XVIII.

Jardim das Barrocas

Jardim das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 271 m S)
No centro histórico encontramos um pequeno quarteirão formado por uma autêntica beleza e uma bela obra de jardinagem, que integra a Igreja do Bom Jesus da Cruz, situando-se junto do Largo da Porta Nova.

Largo da Porta Nova

Largo da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 274 m S)
Este espaço, agora convertido em zona pedonal, de seu nome Largo da Porta Nova, toma o mesmo nome da Torre com esta a delimitar o antigo burgo de Barcelos.

Torre da Porta Nova

Torre da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 326 m S)
A Torre da Porta Nova é a estrutura mais evidente dos vestígios das muralhas que a cidade de Barcelos possui da época medieval.

Casa dos Machado da Maia

Casa dos Machado da Maia - Visitar Portugal

(Distância: 356 m S)
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.

Rua Principal

Rua Principal - Visitar Portugal

(Distância: 489 m SW)
Esta rua, de seu nome Dr. António Barroso, é uma das muitas do centro histórico de Barcelos, conduzindo ao Largo da Porta Nova.

gif