
O nome e a sua situação permitem-nos uma associação com a ponte, não só no século como também na contribuição que tiveram no decorrer dos tempos com o Caminho de Santiago de Compostela.
Historia


Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328, em que se manteve até ao início do século XVII quando sofreu uma campanha de obras devido a obras também feitas na ponte. Acontece que estas obras acabam por transfigurar a Capela original, aproveitando somente os alicerces e perdurando até agora essa nova construção.
Uma vez que a capela sempre esteve na rota dos Caminhos de Santiago de Compostela, esta arquitetura com o alpendre a contornar a capela foi feita para permitir o descanso dos peregrinos.
Descrição
Capela quadrangular com a fachada principal orientada a poente, com um rasgo em verga reta do portal ladeado por duas janelas também em verga reta. Estes estão encimados pelo telhado do alpendre, seguindo-se uma janela curva para iluminação do interior. É finalizada por uma sineira e uma cobertura piramidal. À volta desta, um alpendre sustentado por colunas redondas.
nesta localidade Barcelinhos
ou neste concelho Barcelos
Outras localidades deste concelho Barcelos
Localização
A capela situa-se junto da margem sul do rio Cávado e do extremo sul da ponte antiga.