Considerado por muitos como o Santuário mais antigo de Portugal, a sua história remonta aos séculos VII e VIII. À semelhança de outros Santuários de País, liga-se a uma lenda referente ao aparecimento da Nossa Senhora da Abadia, nome que tomou do local.
História

O Santuário atual situa-se no século XVIII, precisamente no mesmo local onde existiu uma ermida, não havendo qualquer vestígio dos edifícios que ali existiram anteriormente.
O primitivo santuário denominado de Mosteiro das Montanhas, que servia para o recolhimento religioso, do qual a imagem da Virgem Maria era a representação.
Com a invasão árabe, os ermitas esconderam a imagem da Virgem Maria, ficando desaparecida por muito tempo. A reaparição da imagem só aconteceria no século XII, o que determinou a edificação de uma ermida. Destes dois edifícios não restaram quaisquer vestígios quando se realizou a edificação do atual Santuário, desconhecendo-se por completo o autor da obra.
Descrição
Está situado no perímetro da Serra do Gerês, no local da Abadia, o que viria a dar o nome à ribeira que por ali passa e também ao próprio Santuário da Nossa Senhora da Abadia.
Este pequeno local, retomou a ideia original de que a igreja deveria acolher todos os seus romeiros, sendo necessário edifícios para tal função. Assim sendo, o recinto forma-se com a igreja numa das pontas, com as laterais constituídas pelas casas das Ofertas e dos Quartéis. Ao centro ergue-se o cruzeiro.
Fachada


Fachada


A igreja apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor.
A fachada é rasgada por três portas referentes às três naves, de moldura reta, e sobrepujada de um entablamento que encerra num frontão triangular.
A fachada é antecedida por duas torres sineiras, que tem como base um nártex aberto por três arcos, dos quais os dois laterais são em arcos perfeitos e mais estreitos que o central, em arco abatido. Este último está encimado por uma pedra de armas e no topo um nicho com a imagem da Nossa Senhora da Abadia. A rematar esta parte central está um pequeno frontão contracurvado.
Nas laterais, as torres sineiras apresentam no segundo registo cartelas onde se enquadram os relógios. Seguem-se as sineiras nos quatro lados de cada torre que são rematadas por pináculos e coberturas curvas.
Interior

Capela-mor

Entrada





Esquerda


Direita
O interior é formado por três naves separadas por arcos de volta perfeita, cuja cobertura é em abóbada de cruzaria de ogivas em madeira pintada. São ornamentadas por sanefas de talha em estilo rococó, dourada e policromada, que podemos observar no arco triunfal, nas janelas e nos retábulos laterais, dinamizando o corpo da igreja.
A capela-mor tem no retábulo principal a ocupação total da parede fundeira, exibindo uma tribuna de grandes dimensões, com trono piramidal.


Classificação
O conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Abadia está classificado como Interesse Público.
Localização
Este Santuário está situado na localidade de Abadia, a cerca de 2 quilómetros a nordeste da sede de freguesia, Bouro de Santa Maria.