×
Pontos de Interesse no Concelho de Serpa

Antigos marcos da água (Serpa)

Até aos anos 50 do século passado era desta forma que era feito o abastecimento de água, já que água canalizada era um privilégio a que só alguns podiam aceder.

Capela de Nossa Senhora da Consolação (Brinches)
Uma capela do século XVI em estilo barroco nítido na decoração dos azulejos no arco triunfal. A fachada aberta pela porta em moldura retangular é antecedida por um alpendre em arco abatido sobreposto de uma cruz ao centro e pináculos em taça nos cunhais. A sineira sobrepõe à fachada da capela.

Capela de São Bento (Vila Nova de São Bento)

Uma capela isolada, situada a 2,5 quilómetros da localidade, em arquitetura barroca e rococó, em planta longitudinal de nave e capela-mor. A fachada é aberta pela porta em arco abatido antecedida por um alpendre e sobreposta da sineira.

Castelo de Serpa (Serpa)

A primeira fortaleza era ainda islâmica, anterior à conquista da vila em 1166. Depois de mais de um século, D. Dinis mandou remodelar as muralhas e o castelo.

Cruzeiro de São Bento (Vila Nova de São Bento)
Cruzeiro situado em frente da Capela com o mesmo nome, é uma construção recente composta pela cruz sobre uma esfera representando a esfera terrestre, e esta sobre um bloco retangular e sobre três degraus.

Ermida de Nossa Senhora dos Remédios (Serpa)

Uma capela maneirista de planta longitudinal composta de nave e capela-mor, ladeada pela sacristia e salas anexas. A fachada é aberta pela porta principal para a capela ladeada por outras duas portas para os anexos. Um óculo circular ao centro do tímpano e a sineira sobre o vértice completam a fachada.

Igreja de Santa Maria (Serpa)

A Igreja de Santa Maria foi edificada sobre uma antiga mesquita árabe. Esta surgiu com a reconstrução do castelo, nos finais do século XIII.

Igreja do Salvador (Serpa)

Situada no largo com o mesmo nome, esta igreja encontra-se fora das muralhas. É datada do séc. XIV, sendo posteriormente modificada.

Janelas Manuelinas (Serpa)

Esta casa, além de pertencer ao centro histórico de Serpa, também tem um elemento fundamental, o seu estilo manuelino nas janelas.