Edifício da Cadeia
Este edifício albergava no piso superior os Paços do Concelho, sendo o térreo para a cadeia, o que para a altura era muito funcional. Foi edificado no séc. XVIII pela Casa dos Bragança.

Com outra denominação de Paços do Concelho, uma vez que foi mandado edificar para albergar no piso superior os Paços do Concelho, sendo o térreo para a cadeia, o que para a altura era muito funcional. Foi edificado no século XVIII pela Casa de Bragança.

Origem

Edifício da Cadeia

Claro que, com o passar dos anos, as melhores condições e o espaço obrigaram à necessidade da construção de outro edifício no mesmo largo e a poucas dezenas de metros deste.

Para aí foram transferidos os serviços municipais, deixando o antigo edifício para a cadeia, na qual se manteve até 1970. Esta mudança deu-se no ano de 1908.

Descrição

De planta retangular, é constituída por dois pisos, com a entrada principal no segundo piso, com o acesso em escadaria de lanços opostos e paralela à fachada.

O brasão do antigo concelho apresenta-se na parte superior da porta. Tanto as janelas como as portas apresentam-se em verga reta.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Castelo de Paiva
ou neste concelho Castelo de Paiva
Outras localidades deste concelho Castelo de Paiva

Localização

Coordenadas GPS: N 41 02.459' W 008 16.257'  (41.04098, -8.27095)

Temas / Tags

Castelo de Paiva, publicado em por