Calvário e púlpito em granito do século XVII, situado a norte da vila numa penedia em que estão 3 cruzes das quais a central é de 1627. Na parte central da penedia está um púlpito datado de 1643.

O Calvário

Calvário em granito
As Estações
do Calvário

Numa formação de maciço rochoso, denominada de penedia, situada a norte da vila de Arouca, existe um interessante e peculiar Calvário em granito. Não passa de um conjunto de seis cruzeiros, um púlpito e um nicho, todos estes elementos do século XVII.

Este conjunto é completado por outros três cruzeiros dispersos nos arruamentos, compondo por isso uma Via Sacra que termina no Mosteiro.

Os Cruzeiros

Neste conjunto e na parte mais alta da penedia estão três cruzes das quais a central está datada de 1627, e ao centro da penedia está o púlpito datado de 1643.

Os cruzeiros são constituídos por altos pedestais quadrangulares que se elevam em pilastras encimadas por capitéis de secção quadrada, rematadas por singelas cruzes latinas.

O Púlpito

O igualmente interessante púlpito é composto de uma forma cilíndrica, assentando numa base também cilíndrica mais estreita, sendo este conjunto levantado numa plataforma quadrangular. O acesso é feito através de uma pequena escadaria de cinco degraus. O nicho é em vão de arco redondo, rematado por uma cruz.

Classificação

De referir que o calvário em granito está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 55.941' W 008 14.850'  (40.93235, -8.24750)

Temas / Tags

Arouca, publicado em por