Igreja de São Sebastião

A Igreja Matriz da freguesia de São Sebastião, padroeiro da cidade de Ponta Delgada, tem origem numa ermida sob a mesma invocação e foi construída entre 1531 e 1547.

A igreja foi muito modificada, como por exemplo a torre sineira que estava no extremo nordeste da igreja e foi demolida em 1723 por estar em ruínas,  enquanto agora está no canto sudoeste. Inicialmente a torre tinha dois registos, e foi acrescentado um terceiro em 1909.

A frontaria e o interior foram reformados no século XVIII. Datam da época da construção as portadas em estilo manuelino, enquanto as portas laterais são em estilo barroco efetuadas em basalto, rocha típica da ilha.

A fachada frontal é dividida em três panos separados por pilastras terminadas em pináculos. No pano central conserva o portal manuelino original com arquivoltas entrelaçadas. É envolvido por arco trilobado sobre colunelos, com decoração vegetalista, nichos, anjos e brasões. Os portais laterais são do século XVIII, pela reforma da igreja, com arco entre colunas torsas e pilastras e, tal como o central, muito decorado com elementos vegetalistas.

(Foto por Carlos Luis M C da Cruz - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, Wikipedia)

Interior

No interior é composta por três naves, tendo em cada uma sete tramos separados por arcos de volta perfeita. Tem coro-alto sobre as três naves com órgão do século XIX.

Na nave central possui dois púlpitos um em cada lado da nave, confrontantes. As naves laterais terminam em capelas, do século XVIII, com retábulos de talha em branco, e capelas laterais com abóbada do século XVI.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 44.397' W 025 40.112'  (37.73995, -25.66853)

Temas / Tags

Ponta Delgada, publicado em por