Covelo de Paivó pertenceu sucessivamente aos concelhos de Sul e depois de São Pedro do Sul, até passar para o de Arouca em 1917, havendo sinais de ocupação romana. Em Janarde, pelo contrário, não há indicação desse povo. Em 1852 passa para a comarca e concelho de Arouca.

Freguesia de Covelo de Paivó

Com uma situação fronteiriça do concelho de São Pedro do Sul, ao qual pertenceu até 1917 até passar para o de Arouca, a aldeia de Covelo de Paivó tem as suas origens anteriores à fundação da Nacionalidade. Pertenceu ao concelho de Sul até 1853 quando, juntamente com Sul, passou a integrar o concelho de São Pedro do Sul.

A antiguidade vai para mais além da Nacionalidade, não se ficando somente pelo domínio romano, remontando a períodos anteriores. Regoufe, que pertence à freguesia de Covelo de Paivó, era o centro das atenções com os vestígios encontrados da ocupação passada, como durante a Segunda Guerra com as minas de volfrâmio.

É um pequeno extrato da vida de Covelo de Pavió, que se assemelha a outras tantas freguesias que acabam por se perder no tempo e um pouco no espaço, conseguindo entretanto manter as aspirações de freguesia, e que assim se manterá com um novo mundo que lhe permita uma nova visão a quem a visita.

Freguesia de Janarde

Numa terra que, na primeira ideia, pode dizer-se no "Fim de Mundo", é no entanto ao mesmo tempo uma localidade abençoada oferecida pela própria natureza que a rodeia.

Janarde apresenta uma história que poderá ir ao início da vida na Terra através dos icnofósseis, confirmado pelos vestígios existentes nas pedreiras ali existentes.

No que tem a mais de fósseis e daquele período, falta-lhe dos períodos seguintes a que estamos habituados como o Pré-histórico e romano ou de vestígios que indiquem a passagem destes por esta zona, não esquecendo de que Janarde é privilegiada pela passagem de um rio.

Porque a sua localização a isola do mundo, o mesmo acontece com a sua história, na medida em que Janarde é referenciada somente em 1839, em que aparece na comarca de Lamego e na freguesia de Alvarenga. No ano de 1852 passa para a comarca e concelho de Arouca.

União de Freguesias

Com a reorganização de freguesias de 2013, as antigas freguesias de Covelo de Paivô e de Janarde ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de Covêlo de Paivó e Janarde, com sede na segunda.

Localização

Este ponto está situado na localidade Silveiras, na freguesia Covelo de Paivó e Janarde.

(Nota: Localização aproximada, não confirmada.)
Coordenadas GPS: N 40 54.058' W 008 08.574'  (40.90097, -8.14290)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Aldeia de Meitriz

Aldeia de Meitriz - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Situada nos domínios de Janarde, entre as Serras de Montemuro e de Arada, foi a primeira a ser considerada como "Aldeia de Portugal" no concelho de Arouca. A tradição manteve-se na aldeia com a forte presença das casas em xisto e na lousa dos caminhos.

Igreja Matriz de Covelo de Paivó

Igreja Matriz de Covelo de Paivó - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
Esta igreja dedicada a São Pedro é uma edificação da primeira metade do século XVIII, num lugar um pouco isolado da própria povoação, em que as referências são poucas ou nulas. A fachada principal termina em empena truncada pela sineira em arco de volta perfeita e sem sino.

Aldeia de Covelo de Paivó

Aldeia de Covelo de Paivó - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
Covelo de Paivó é uma aldeia do concelho de Arouca que se desenvolveu pela encosta acima pelas circunstâncias do terreno e em que, atualmente, são poucos os residentes. Os habitantes dedicaram-se à agricultura e a conservam como meio de sobrevivência.

Vista parcial de Covelo de Paivó

Vista parcial de Covelo de Paivó - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
Vista parcial de Covelo de Paivó, à beira do rio Paivó.

Aldeia de Janarde

Aldeia de Janarde - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Situada na Serra da Freita, no limite entre os Distritos de Aveiro e Viseu, por entre as entranhas e contornos da montanha, é classificada como uma das aldeias de xisto que se apresentam no centro do País. É uma pequena aldeia que conserva os traços da ruralidade, com pouco mais que uma dezena de casas, todas de fabrico de xisto.

Igreja Matriz de São Barnabé

Igreja Matriz de São Barnabé - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Uma igreja de construção provável do século XVII, dedicada a São Barnabé, destaca-se a pequena sineira sobre a empena e o grande adro em frente que inclui o espaço para festejos. A igreja é composta por nave retangular e capela-mor, tendo adossada, no lado leste, a sacristia e uma escada para acesso ao coro.

Capela de Santa Bárbara

Capela de Santa Bárbara - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
A Capela de Santa Bárbara está situada cerca de 300 metros a norte de Covas do Monte, num local com uma vista espetacular sobre a serra em frente e os vales.

Aldeia da Paradinha

Aldeia da Paradinha - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
Situada num pequeno vale da freguesia de Alvarenga e junto ao rio Paiva, a pequena aldeia da Paradinha foi recuperada respeitando o aspeto original e com materiais também originais.

Serras da Arada e Montemuro

Serras da Arada e Montemuro - Visitar Portugal

(Distância: 5 km S)
A caminho do sul do Concelho de Arouca, e com passagem pelas Aldeias de Xisto de Janarde para Covelo de Paivó, a paisagem das serras ditam a verdadeira beleza da natureza, no ponto de encontro das Serras da Arada (1120 metros de altitude) e do Montemuro (1382 metros).

Junta de Freguesia de Cabreiros

Junta de Freguesia de Cabreiros - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SW)
A aldeia de Cabreiros, com alguma longevidade com a sede do concelho, tem a sua vivência à sombra do Mosteiro de Arouca. Com a reorganização administrativa de 2013, Cabreiros ficou agregada a Albergaria da Serra formando a União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra, com sede na primeira.

gif