Aldeia da Paradinha
Aldeia da Paradinha, setembro de 2022
Situada num pequeno vale da freguesia de Alvarenga e junto ao rio Paiva, a pequena aldeia da Paradinha foi recuperada respeitando o aspeto original e com materiais também originais.

A Aldeia

Aldeia da Paradinha

Situada num pequeno vale da freguesia de Alvarenga e junto ao rio Paiva, a recuperação da pequena aldeia da Paradinha foi total, com um cenário a respeitar a traça antiga com os materiais originais constituídos por xisto, madeira e lousa.

Esta recuperação deve-se ao fato de que, neste período, a aldeia estava completamente abandonada.

Num verdadeiro sonho de um cenário de magia, com o marulhar das águas do Paiva ao fundo, e no emaranhado da montanha, serpenteando-a com as suas curvas e contracurvas, chega-se à recuperada aldeia da Paradinha para receber os visitantes, quer estejam somente de passagem ou para alojamento.

Localização

Este ponto está situado na localidade Paradinha, na freguesia Alvarenga.

Coordenadas GPS: N 40 56.148' W 008 10.370'  (40.93580, -8.17283)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de São Barnabé

Igreja Matriz de São Barnabé - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Uma igreja de construção provável do século XVII, dedicada a São Barnabé, destaca-se a pequena sineira sobre a empena e o grande adro em frente que inclui o espaço para festejos. A igreja é composta por nave retangular e capela-mor, tendo adossada, no lado leste, a sacristia e uma escada para acesso ao coro.

Aldeia de Janarde

Aldeia de Janarde - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Situada na Serra da Freita, no limite entre os Distritos de Aveiro e Viseu, por entre as entranhas e contornos da montanha, é classificada como uma das aldeias de xisto que se apresentam no centro do País. É uma pequena aldeia que conserva os traços da ruralidade, com pouco mais que uma dezena de casas, todas de fabrico de xisto.

Ponte Sobre o Rio Paiva

Ponte Sobre o Rio Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Esta ponte é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas por unir estas duas freguesias de Arouca. Começou a ser edificada em 1770 e foi terminada em 1791.

Garganta do Paiva

Garganta do Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Na estrada entre Alvarenga e Canelas, a garganta do Paiva é algo em que a natureza se formou, neste segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito, não se limitando no entanto a esta garganta, mas num vasto perímetro entre Castelo de Paiva e Arouca.

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.

Espaços Principais de Quintela

Espaços Principais de Quintela - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Um largo e duas ruas, são os espaços recuperados do centro da aldeia de Quintela, Trancoso, pertencente à freguesia de Alvarenga.

Pelourinho de Trancoso

Pelourinho de Trancoso - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Este pelourinho está situado na aldeia de Trancoso, pertencendo a Alvarenga, e que já foi sede de Concelho. Recebeu o pelourinho aquando do foral concedido por D. Manuel em 1514.

Igreja Matriz de Alvarenga

Igreja Matriz de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Está datada a sua remodelação no século XVIII mas crê-se, e com a capela-mor a testemunhar esse facto, que este templo pertença ao século XI, sob o estilo gótico, com modificações nos séculos seguintes. Salienta-se a torre sineira quadrada terminada em coruchéu piramidal.

Aldeia de Meitriz

Aldeia de Meitriz - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Situada nos domínios de Janarde, entre as Serras de Montemuro e de Arada, foi a primeira a ser considerada como "Aldeia de Portugal" no concelho de Arouca. A tradição manteve-se na aldeia com a forte presença das casas em xisto e na lousa dos caminhos.

Junta de Freguesia de Alvarenga

Junta de Freguesia de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Sem muitas informações quanto ao seu historial, uma anotação indica que remonta ao período romano. Foi promovida a concelho quando lhe foi atribuído o foral manuelino em 1514, que renovou o foral anterior atribuído por D. Dinis em 1298, mantendo-se assim até 1836.

gif