Aldeia da Paradinha
Aldeia da Paradinha, setembro de 2022
Situada num pequeno vale da freguesia de Alvarenga e junto ao rio Paiva, a pequena aldeia da Paradinha foi recuperada respeitando o aspeto original e com materiais também originais.

A Aldeia

Aldeia da Paradinha

Situada num pequeno vale da freguesia de Alvarenga e junto ao rio Paiva, a recuperação da pequena aldeia da Paradinha foi total, com um cenário a respeitar a traça antiga com os materiais originais constituídos por xisto, madeira e lousa.

Esta recuperação deve-se ao fato de que, neste período, a aldeia estava completamente abandonada.

Num verdadeiro sonho de um cenário de magia, com o marulhar das águas do Paiva ao fundo, e no emaranhado da montanha, serpenteando-a com as suas curvas e contracurvas, chega-se à recuperada aldeia da Paradinha para receber os visitantes, quer estejam somente de passagem ou para alojamento.

Localização

Este ponto está situado na localidade Paradinha, na freguesia Alvarenga.

Coordenadas GPS: N 40 56.148' W 008 10.370'  (40.93580, -8.17283)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Ponte Sobre o Rio Paiva

Ponte Sobre o Rio Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Esta ponte é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas por unir estas duas freguesias de Arouca. Começou a ser edificada em 1770 e foi terminada em 1791.

Garganta do Paiva

Garganta do Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Na estrada entre Alvarenga e Canelas, a garganta do Paiva é algo em que a natureza se formou, neste segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito, não se limitando no entanto a esta garganta, mas num vasto perímetro entre Castelo de Paiva e Arouca.

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.

Espaços Principais de Quintela

Espaços Principais de Quintela - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Um largo e duas ruas, são os espaços recuperados do centro da aldeia de Quintela, Trancoso, pertencente à freguesia de Alvarenga.

Pelourinho de Trancoso

Pelourinho de Trancoso - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Este pelourinho está situado na aldeia de Trancoso, pertencendo a Alvarenga, e que já foi sede de Concelho. Recebeu o pelourinho aquando do foral concedido por D. Manuel em 1514.

Igreja Matriz de Alvarenga

Igreja Matriz de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Está datada a sua remodelação no século XVIII mas crê-se, e com a capela-mor a testemunhar esse facto, que este templo pertença ao século XI, sob o estilo gótico, com modificações nos séculos seguintes. Salienta-se a torre sineira quadrada terminada em coruchéu piramidal.

Junta de Freguesia de Alvarenga

Junta de Freguesia de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Sem muitas informações quanto ao seu historial, uma anotação indica que remonta ao período romano. Foi promovida a concelho quando lhe foi atribuído o foral manuelino em 1514, que renovou o foral anterior atribuído por D. Dinis em 1298, mantendo-se assim até 1836.

Aldeia da Vila Nova

Aldeia da Vila Nova - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Entre Alvarenga e o Santuário de Nossa Senhora do Monte, é deste local que se pode observar a aldeia da foto, Vila Nova, onde que se nota uma recuperação de algumas habitações modernas na mistura das verdadeiras habitações que definem as aldeias de xisto.

Junta de Freguesia de Canelas

Junta de Freguesia de Canelas - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
Uma freguesia que atualmente faz parte da União de Freguesias de Canelas e Espiunca, conta no seu território com vestígios arqueológicos, como as maiores trilobites do mundo datadas de há 490 milhões de anos, e com vestígios de ocupação romana.

Junta da União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde

Junta da União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Covelo de Paivó pertenceu sucessivamente aos concelhos de Sul e depois de São Pedro do Sul, até passar para o de Arouca em 1917, havendo sinais de ocupação romana. Em Janarde, pelo contrário, não há indicação desse povo. Em 1852 passa para a comarca e concelho de Arouca.

gif