Apesar de distar quatro quilómetros de Alvarenga, a ponte pertence e é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas, por unir as duas freguesias de Arouca, Alvarenga e Canelas, esta pertencendo atualmente à União das Freguesias de Canelas e Espiunca.
Começou a ser edificada em 1770, tendo ficado terminada em 1791. Tem vinte e dois metros de altura, até à superfície da água, 4,80 metros de largura. É formada por três arcos, sendo o principal com sete metros de vão e os outros dois mais pequenos, ambos do lado direito (lado de Alvarenga).
Devo referir que por aqui passa o famoso Passadiço do Paiva, de que se vê um pouco na foto, passadiço que tem uma extensão de nove quilómetros e anda pelas entranhas da Serra de Freita.
Este ponto está situado na localidade Alvarenga, na freguesia Alvarenga.
(Distância: 982 m N)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.
(Distância: 2 km NE)
Está datada a sua remodelação no século XVIII mas crê-se, e com a capela-mor a testemunhar esse facto, que este templo pertença ao século XI, sob o estilo gótico.
(Distância: 2 km NE)
Um largo e duas ruas, são os espaços recuperados do centro da aldeia de Quintela, Trancoso, pertencente à freguesia de Alvarenga.
(Distância: 2 km NE)
Este pelourinho está situado na aldeia de Trancoso, pertencendo a Alvarenga, e que já foi sede de Concelho. Recebeu o pelourinho aquando do foral concedido por D. Manuel em 1514.
(Distância: 5 km NW)
Este rio, que nasce na Serra da Nave, pertencente ao concelho da Moimenta da Beira, tem um comprimento de 111 Km e vai desaguar no Rio Douro, em Castelo de Paiva.
(Distância: 5 km NW)
Estas casas estão recuperadas, tal como a rua que é a rua principal da aldeia com o seu final no pequeno Largo da Igreja. Esta recuperação deve-se à construção dos Passadiços do Paiva, que têm ali um dos seus extremos.
(Distância: 5 km NW)
A Igreja Matriz de Espiunca ou de São Martinho foi edificada em 1794, mas cedo sofreu obras de restauração no ano de 1809. Em 1945 o então padre da paróquia construiu uma nova.
(Distância: 6 km E)
Dedicada a Santa Maria, destaca-se a fachada aberta pela porta e janela retangulares com um nicho por baixo e a torre sineira adossada ao lado esquerdo da fachada.
(Distância: 7 km SW)
Calvário e púlpito em granito do séc. XVII, situado a norte da vila numa penedia em que estão 3 cruzes das quais a central é de 1627. Na parte central da penedia está um púlpito datado de 1643.
(Distância: 7 km SW)
A Capela da Misericórdia, datada do século XVII, mandada construir pelos devotos, está situada no centro da vila. O interior está pintado com cenas bíblicas e da paixão e revestido de azulejos da época.