Sé Catedral de Viseu
Sé Catedral de Viseu
A Sé começou a ser edificada no séc. XII, sob o signo do românico. Poucos são os elementos que sobrevivem daquela época.
Sé Catedral
Sé Catedral

Depois de uma grande polémica sobre a edificação da Sé, crê-se que tenha existido um templo primitivo da época suevo-visigótica.

Depois de uma alargada escavação, surgem novos elementos que remontam ao tempo da reconquista, dois edifícios episcopais que terão existido durante o tempo em que Viseu foi capital do vasto território Mondego-Douro.

Construção

A Sé começou a ser edificada no século XII, sob o signo do românico, ainda no reinado de D. Afonso Henriques. Poucos são os elementos que sobrevivem daquela época, tais como um capitel vegetalista e a porta sul, que dá acesso aos claustros.

Começou dois séculos depois o desaparecimento do românico do edifício, quando a cidade atingiu o período áureo, em que a Sé sofreu profundamente com a renovação.

O gótico espelhado na Sé é pouco relevante, crendo-se que uma planta de três naves e três tramos associa-se mais à arquitectura beneditina, e pela monumentalidade da altura da catedral da robustez das paredes-muralhas, aproxima-se do românico.

Mas as grandes e finais renovações, quer a nível interno como externo, aconteceram no período manuelino, em que o bispo de então, D. Diogo de Ortiz e Vilhena, terminou as obras da Sé, decorria o ano de 1516. Após este término foram surgindo algumas e pequenas obras, em séculos diferentes, eliminando os estilos anteriores.

Cruzeiro

No adro da Sé está um Cruzeiro datado do século XVIII.

Classificação

Com estas todas evoluções que a Sé sofreu, tornou-se em 1910 como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Viseu, na freguesia Viseu.

Coordenadas GPS: N 40 39.593' W 007 54.671'  (40.65988, -7.91118)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 56 m NW)
A igreja é de um só plano, a fachada é dividida por pilastras que flanqueiam as portas no piso térreo e as janelas com balaustradas no segundo piso.

Fonte das Três Bicas

Fonte das Três Bicas - Visitar Portugal

(Distância: 99 m W)
Esta magnífica Fonte de Três Bicas é oriunda da Quinta das Bicas, tendo sido transladada para o atual local em 1805.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Capela de Nossa Senhora dos Remédios - Visitar Portugal

(Distância: 126 m W)
Esta capela foi edificada no ano de 1742. Apresenta uma forma octogonal, com aberturas de molduras simples e coroadas por pináculos de esfera.

Janelas Manuelinas

Janelas Manuelinas - Visitar Portugal

(Distância: 135 m E)
Estas são duas janelas manuelinas, situadas na Rua Direita, das existentes em alguns edifícios do centro histórico de Viseu.

Porta do Soar

Porta do Soar - Visitar Portugal

(Distância: 143 m W)
Uma das sete portas das Muralhas de Viseu, provoca várias opiniões acerca da sua antiguidade, com a certeza de que pertencia à Baixa Idade Média, no século XV.

Solar do Visconde de Treixedo

Solar do Visconde de Treixedo - Visitar Portugal

(Distância: 160 m S)
Edifício da primeira metade do século XVIII, considerado um dos exemplares mais representativos da arquitectura barroca da cidade de Viseu.

Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 245 m SW)
Não há informações sobre esta igreja. De planta retangular, a fachada é em empena contracurvada arrematada com pináculos e cruz.

Igreja de Santo António

Igreja de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 248 m E)
Igreja que pertencia ao antigo Convento das Freiras Beneditinas, de construção anterior ao ano de 1592, está situado no largo Mouzinho de Albuquerque.

Palacete dos Silva Mendes

Palacete dos Silva Mendes - Visitar Portugal

(Distância: 278 m SW)
Este edifício teve a sua origem no século XIX, com características neoclássicas, para servir como residência da Família Silva Mendes.

Jardim das Mães

Jardim das Mães - Visitar Portugal

(Distância: 281 m SW)
Um jardim no centro da cidade com uma estátua dedicada às mães de todo o mundo. É um jardim pequeno mas bem cuidado, repleto de flores de todas as cores.

gif