Antes de 1514 Couto de Baixo pertencia ao Mosteiro de Lorvão, sendo a sede administrativa de um conjunto de terras daquele mosteiro.
A partir desse ano, Couto de Baixo torna-se sede de concelho após a outorga do foral manuelino, com a denominação de Rio de Asnos. Manteve-se nesta condição até ao século XIX em que foi extinto como concelho e passou a pertencer ao concelho de Viseu formando a sua própria freguesia com o nome de Couto de Baixo.
É atualmente uma freguesia que se juntou em 2013 com a vizinha Couto de Cima formando a freguesia Coutos de Viseu, denominação essa atribuída em 2015.
Situado no Largo do Pelourinho, juntamente com a Igreja Matriz e o Lavadouro, este pelourinho diferencia-se de todos os outros com a sua simplicidade e pela diferença do soco em que se ergue.
Ao contrário de ter os habituais degraus na base, estes foram substituídos por um soco super-dimensionado, formado por um tronco cónico e liso com 70 cm de altura.
Estando anteriormente num local um pouco afastado, mas ainda no mesmo largo, o pelourinho foi mudado para este local pelas obras de reorganização do largo e alargamento da rua, ainda no século XIX.
Os anteriores degraus que formavam a base do pelourinho eram possivelmente quatro, em que o de cima era também a base da coluna. As pedras destes degraus foram aproveitadas para o calcetamento deste espaço.
Na mudança do pelourinho para este local os degraus foram substituídos pelo soco em granito, aproveitado de um peso do lagar.
A coluna tem um fuste cilíndrico e também liso, com o topo ligeiramente maior, no qual assenta diretamente o remate sem capitel intermédio.
O remate é formado por um bloco prismático com cilindros, encimado por uma esfera achatada nos polos.
Os quatro cilindros ou colunelos abaixo da esfera, dispostos nos cantos e diametralmente opostos, são chanfrados na base.
Este singelo pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde o ano de 1933.
Este ponto está situado na localidade Couto de Baixo, na freguesia Coutos de Viseu.
(Distância: 32 m E)
A Igreja Matriz de Couto de Baixo está situada no Largo do Pelourinho, num plano mais elevado aproveitando a inclinação do terreno.
(Distância: 33 m SE)
Este lavadouro situa-se também no Largo do Pelourinho, juntamente com a Igreja Matriz e o Pelourinho.
(Distância: 1 km N)
Edifício simples todo em pedra, apresenta uma planta retangular, com a capela particular, unindo duas partes da casa iguais uma à outra.
(Distância: 7 km SW)
Esta estela-menir é um monumento cuja construção se deu na era megalítica mas com decoração da época neolítica. Sendo pré-histórico, tem na face norte uma cruz de Cristo e, por baixo, as datas de 1804 e 1801.
(Distância: 8 km E)
Esta Igreja está situada num amplo e elevado espaço, traduzindo numa sobriedade condizente com a natureza do parque da cidade.
(Distância: 8 km E)
Edifício construído no séc. XIX, situa-se na Praça da República, no centro da cidade. De planta rectangular, é formado por dois pisos de três panos.
(Distância: 8 km E)
As várias ruas percorrendo a parte histórica de Viseu, com a Praça da República à cabeça, fazendo por isso a ligação entre as partes alta e baixa da cidade.
(Distância: 8 km E)
Este edifício teve a sua origem no século XIX, com características neoclássicas, para servir como residência da Família Silva Mendes.
(Distância: 8 km E)
Não há informações sobre esta igreja. De planta retangular, a fachada é em empena contracurvada arrematada com pináculos e cruz.
(Distância: 8 km E)
Um jardim no centro da cidade com uma estátua dedicada às mães de todo o mundo. É um jardim pequeno mas bem cuidado, repleto de flores de todas as cores.