É um bloco granítico, possivelmente do século VIII a.C., com cerca de 3 metros de altura e 2 metros de largura, com gravações que formam pequenos quadrados e rectângulos.

É um bloco granítico, com cerca de 3 metros de altura e 2 metros de largura, com gravações em forma de circunferências e traços que formam pequenos quadrados e rectângulos. A sua data aproximada será o século VIII a.C., mas é muito difícil estabelecer uma cronologia certa.

Os seus sinais gravados têm várias hipóteses: estilizações da figura humana relacionadas com cerimónias fúnebres ou sinais astrais ligados ao culto do sol e da lua. Mas também neste domínio, é difícil chegar a conclusões, outras hipóteses são possíveis.

Este monumento, não seria o único monumento deste género existente em Serrazes. No Museu de Arqueologia e Etnologia, no Mosteiro dos Jerónimos, encontra-se um colar maciço em ouro, com peso de 574.4 gramas, que foi achado em Serrazes quando se procedia ao corte de pedras para peirões e outros serviços, pois existiam conjuntos de grandes pedras nesta zona. Associada a esta descrição pré-histórica existe uma lenda popular que debaixo daquela pedra está o cadáver de uma princesa romana.

Por: Carolina Ribeiro nº 19 8º D - Serrazes

Este ponto está situado na localidade Serrazes

,

gif