Ponte de Manhouce
Ponte de Manhouce
A Ponte de Manhouce é mais uma ponte romana sobre a ribeira com o mesmo nome, de um só arco e guardas reconstruídas.
Ponte de Manhouce

Esta ponte servia de passagem de uma estrada romana que vinha do Porto para Viseu, e que atravessava a aldeia de Manhouce. Esta aldeia servia os recoveiros e almocreves, que faziam dela um ponto para pernoitar.

Localização

Este ponto está situado na localidade Manhouce, na freguesia Manhouce.

Coordenadas GPS: N 40 49.522' W 008 12.795'  (40.82537, -8.21325)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Manhouce

Junta de Freguesia de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 151 m N)
Manhouce celebrizou-se no ano de 1938 quando concorreu para a aldeia mais portuguesa de Portugal, sendo um território preferencial do ser humano. Esta ocupação humana vai corresponder ao tempo do Pré-histórico, percorrendo a Idade de Bronze e do Ferro, até ao Império Romano.

Poço da Barreira

Poço da Barreira - Visitar Portugal

(Distância: 343 m N)
No limite com a divisão territorial com os concelhos de Arouca e de Vale de Cambra, Manhouce está situada entre as serras da Freita e da Arada, o que torna a região num verdadeiro paraíso verde. O poço da Barreira tem a sua formação rochosa, que proporciona uns bons banhos e um bom descanso na natureza.

Igreja Matriz de Manhouce

Igreja Matriz de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 462 m S)
A construção da Igreja Matriz de Manhouce, uma edificação barroca, situa-se entre os séculos XVII e XVIII, uma edificação em granito de planta retangular composta pela nave única com adossamento da sacristia e da torre sineira, ambas no lado sul. Salienta-se os retábulos interiores e a torre sineira.

Capela do Senhor dos Enfermos

Capela do Senhor dos Enfermos - Visitar Portugal

(Distância: 562 m S)
A Capela do Senhor dos Enfermos foi construída em 1892 num dos pontos mais altos da localidade como uma homenagem dos imigrantes da freguesia. Destaca-se a fachada aberta pela porta e com empena terminada em cruz latina ladeada por dois pináculos.

Ponte da Barreira

Ponte da Barreira - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
Uma ponte em granito de quinze metros e meio de comprimento, de um só arco robusto de volta perfeita, assente em alicerces rochosos. Apresenta guardas de pedras aparelhadas.

Igreja Matriz de Lomba

Igreja Matriz de Lomba - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)

Igreja Matriz de Cabreiros

Igreja Matriz de Cabreiros - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Igreja de São Mamede, este templo religioso pertencente a um meio rural e montanhês, no espaço da Serra de Freita, tem uma cronologia relativa ao século XVIII. A torre sineira de secção quadrada de dois pisos separados por um friso, tem remate em coruchéu piramidal.

Junta de Freguesia de Cabreiros

Junta de Freguesia de Cabreiros - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
A aldeia de Cabreiros, com alguma longevidade com a sede do concelho, tem a sua vivência à sombra do Mosteiro de Arouca. Com a reorganização administrativa de 2013, Cabreiros ficou agregada a Albergaria da Serra formando a União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra, com sede na primeira.

Igreja Matriz de Candal

Igreja Matriz de Candal - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
As Inquirições Paroquiais são as referências existentes mais precisas deste território, que indicam o século XI. Na igreja destaca-se a sineira, a ladear e cortar a fachada, de dois arcos de volta perfeita e outros tantos sinos, com remate em cruz latina ladeada por dois pináculos piramidais.

Poço Azul

Poço Azul - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SE)
No lugar do Sobrosa, a norte da Capela de Nossa Senhora da Expectação, vamos encontrar o Poço Azul, um local de rara beleza, poço de águas cristalinas da ribeira da Landeira junto das rochas graníticas polidas pela erosão milenar, o que provoca uma pequena queda de água e uma pequena piscina.

gif