Ponte da Barreira
Ponte da Barreira
Uma ponte em granito de quinze metros e meio de comprimento, de um só arco robusto de volta perfeita, assente em alicerces rochosos. Apresenta guardas de pedras aparelhadas.
Ponte da Barreira
Ponte Romana

Evidentemente que a Ponte da Barreira está arquitetonicamente a sucumbir pela maravilhosa natureza, que nos impede de dar uma visão que permita a uma melhor apresentação.

Nos tempos áureos esta passagem, que se eleva sobre a Ribeira de Vessa, fez parte da denominada Via Cale (Estrada Imperial), ligando localidades importantes da Península Ibérica Romanizada como Bracara Augusta (Braga) e Emerita Augusta (Mérida), passando por Vissaium (Viseu).

Época da Ponte

Por isso, tudo aponta para que a primitiva Ponte da Barreira esteja compreendida entre os finais do século II a.C. e o início do I d.C.

No entanto, a atual é uma reutilização da edificação existente, que sofreu obras nos finais do século XVII, continuando a fazer a ligação entre o interior e o litoral de Portugal.

Estrutura

Com as obras realizadas, acaba por se tratar de uma ponte em granito de quinze metros e meio de comprimento, de um só arco robusto de volta perfeita, assente em alicerces rochosos. Apresenta guardas de pedras aparelhadas, com orifícios quadrangulares nas laterais do intradorso do arco.

Classificação

Desde 1990, está classificada como Imóvel de Interesse Público

Localização

Este ponto está situado na localidade Manhouce, na freguesia Manhouce.

Coordenadas GPS: N 40 49.166' W 008 13.583'  (40.81943, -8.22638)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela do Senhor dos Enfermos

Capela do Senhor dos Enfermos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
A Capela do Senhor dos Enfermos foi construída em 1892 num dos pontos mais altos da localidade como uma homenagem dos imigrantes da freguesia. Destaca-se a fachada aberta pela porta e com empena terminada em cruz latina ladeada por dois pináculos.

Igreja Matriz de Manhouce

Igreja Matriz de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
A construção da Igreja Matriz de Manhouce, uma edificação barroca, situa-se entre os séculos XVII e XVIII, uma edificação em granito de planta retangular composta pela nave única com adossamento da sacristia e da torre sineira, ambas no lado sul. Salienta-se os retábulos interiores e a torre sineira.

Ponte de Manhouce

Ponte de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Ponte de Manhouce é mais uma ponte romana sobre a ribeira com o mesmo nome, de um só arco e guardas reconstruídas.

Junta de Freguesia de Manhouce

Junta de Freguesia de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Manhouce celebrizou-se no ano de 1938 quando concorreu para a aldeia mais portuguesa de Portugal, sendo um território preferencial do ser humano. Esta ocupação humana vai corresponder ao tempo do Pré-histórico, percorrendo a Idade de Bronze e do Ferro, até ao Império Romano.

Poço da Barreira

Poço da Barreira - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
No limite com a divisão territorial com os concelhos de Arouca e de Vale de Cambra, Manhouce está situada entre as serras da Freita e da Arada, o que torna a região num verdadeiro paraíso verde. O poço da Barreira tem a sua formação rochosa, que proporciona uns bons banhos e um bom descanso na natureza.

Igreja Matriz de Lomba

Igreja Matriz de Lomba - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)

Igreja Matriz de Cabreiros

Igreja Matriz de Cabreiros - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NE)
Igreja de São Mamede, este templo religioso pertencente a um meio rural e montanhês, no espaço da Serra de Freita, tem uma cronologia relativa ao século XVIII. A torre sineira de secção quadrada de dois pisos separados por um friso, tem remate em coruchéu piramidal.

Junta de Freguesia de Cabreiros

Junta de Freguesia de Cabreiros - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NE)
A aldeia de Cabreiros, com alguma longevidade com a sede do concelho, tem a sua vivência à sombra do Mosteiro de Arouca. Com a reorganização administrativa de 2013, Cabreiros ficou agregada a Albergaria da Serra formando a União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra, com sede na primeira.

Igreja Matriz de Cabrum

Igreja Matriz de Cabrum - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)

Igreja Matriz de Candal

Igreja Matriz de Candal - Visitar Portugal

(Distância: 6 km NE)
As Inquirições Paroquiais são as referências existentes mais precisas deste território, que indicam o século XI. Na igreja destaca-se a sineira, a ladear e cortar a fachada, de dois arcos de volta perfeita e outros tantos sinos, com remate em cruz latina ladeada por dois pináculos piramidais.

gif