Capela da Sra d’ Alegria
A capela da Senhora d’Alegria está localizada no cimo de um monte em Riodades. O acesso à capela da Senhora d’ Alegria, para além da estrada normal, faz-se através de um elegante escadório com 365 degraus.
Temas / Tags
 

Descrição

Riodades situa-se no vale do rio Távora, a 31,5 Km da sede do Concelho, São João da Pesqueira, integrado na região do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade.

Capela da Sra. da Alegria
Capela
Capela da Sra. da Alegria
Capela
Capela da Senhora d’ Alegria - interior
Altar-mor

Quer a capela, quer o escadório foram construídos por iniciativa de Acácio Sobral. O escadório foi inaugurado em 1966.

Festas

As festividades em honra da Senhora d’ Alegria realizam-se a 12 e 13 de Setembro, mais recentemente também tem lugar a festa do emigrante nos mesmos dias em Agosto. Um dos momentos mais altos destes festejos é o Adeus à Senhora d’ Alegria, após a missa campal e no andor azul e branco segue pelo meio da multidão que, comoventemente, acenam com lenços brancos.

Vista da Capela da Sra. da Alegria
Paisagem

De salientar, ainda, que no cimo do monte onde a capela está situada, a vista é deslumbrante.

Escadório

Escadório da Capela da Sra. da Alegria
Escadório
Escadório da Capela da Sra. da Alegria
Escadório

O Escadório de Nossa Senhora d’ Alegria, com 365 degraus e com vários patamares, dá acesso à Capela de Nossa Senhora d’ Alegria e ao cimo do Monte da Virgem. Este é um lugar realmente aprazível, do qual se contempla uma maravilhosa paisagem.

O Escadório Senhora d’ Alegria, uma fantástica obra, foi mandado construir pelo benemérito Sr. Acácio da Luz Sobral e inaugurado em 1966, de salientar, também, que toda a povoação esteve envolvida na construção desta emblemática obra.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 01.156' W 007 30.121'  (41.01927, -7.50202)
Riodades, publicado em por