Sé Catedral
Sé Catedral
Sé Catedral - interior
Sé Catedral - interior

De Convento de São Domingos, passando a Catedral de Vila Real e acabando por ficar Sé de Vila Real, este templo de arquitetura religiosa vai integrar-se nos estilos góticos e barroco, por ter o início da sua construção em 1424, vindo a terminar no século XVIII. O Convento Dominicano com igreja de estrutura filiada no gótico mendicante, de planta de cruz latina, é composto por três naves escalonadas, permitindo a iluminação direta de todas elas, transepto saliente, interiormente iluminado por clerestório, rosácea e óculo sobre o arco triunfal e no transepto, e com abertura de madeira nas naves e falsa abóbada de berço na capela-mor.

Sé Catedral - interior

A fachada principal, revelando a divisão espacial interior, rasgado por portal de arquivoltas apontadas, inserindo em alfiz e rosácea. As fachadas laterais com porta travessa.

No interior as naves separam-se por três arcos apontados, múltiplos, tendo um quarto no cruzeiro maior, assentes em pilares cruciformes. A capela-mor seiscentista, ladeada por torre sineira, interiormente por um arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras almofadadas, e possuindo um retábulo mor maneirista de dois andares.

Está classificada como Monumento Nacional desde 1924.

Coordenadas GPS: N 41 17.780' W 007 44.809'  (41.29633, -7.74682)

Temas / Tags

Vila Real, publicado em por