De Convento de São Domingos, passou a Catedral de Vila Real e acabou por ficar Sé de Vila Real.
O Convento Dominicano com igreja de estrutura filiada no gótico mendicante, de planta de cruz latina, é composto por três naves escalonadas, permitindo a iluminação direta de todas elas, transepto saliente, interiormente iluminado por clerestório, rosácea e óculo sobre o arco triunfal e no transepto, e com abertura de madeira nas naves e falsa abóbada de berço na capela-mor.
A fachada principal, revelando a divisão espacial interior, rasgado por portal de arquivoltas apontadas, inserindo em alfiz e rosácea. As fachadas laterais com porta travessa.
No interior as naves separam-se por três arcos apontados, múltiplos, tendo um quarto no cruzeiro maior, assentes em pilares cruciformes.
A capela-mor seiscentista, ladeada por torre sineira, interiormente por um arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras almofadadas, e possuindo um retábulo mor maneirista de dois andares.
Está classificada como Monumento Nacional desde 1924.
Este ponto está situado na localidade Vila Real, na freguesia Vila Real.
(Distância: 84 m NE)
Edificada no séc. XVI, possui dois pisos em que na fachada principal exibe quatro janelas, sendo as do meio geminadas sob o estilo manuelino.
(Distância: 94 m E)
Vila Real, como o nome indica, é localidade de fundação régia, tendo recebido o primeiro foral em 1272 por D. Afonso III, renovado por D. Dinis no mesmo século com a denominação de Vila Real de Panoias.
(Distância: 128 m NE)
A avenida principal da cidade cujo nome simboliza um grande homem da navegação como Carvalho de Araújo, com a Câmara Municipal ao fundo.
(Distância: 133 m S)
A história da construção no século XVI do Edifício da Misericórdia continua por fazer, já que nos documentos da Misericórdia de Vila Real não existe qualquer informação.
(Distância: 136 m S)
A Capela de Santa Ana, como a colegiada nela instituída, foram fundadas no século XVIII pela vontade do Dr. Jerónimo Botelho Correia Guedes do Amaral.
(Distância: 146 m S)
Esta é a designada casa de Diogo Cão, edificada na segunda metade do século XV e primeira do século XVI. Uma traça semelhante da arquitetura civil da vila, na altura.
(Distância: 154 m SE)
Uma obra quinhentista, foi mandada construir por D. Pedro Castro, abade de Mouçós. D. Pedro queria criar uma fundação, e foi dessa fundação que surgiu uma capela.
(Distância: 157 m NE)
Fonte situada na Praça de Luís de Camões, no final da Avenida Carvalho Araújo, denominada de Maria da Fonte.
(Distância: 201 m S)
Este edifício serviu para albergar inicialmente o hospital da Divina Providência de Vila Real, administrado pela Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 213 m NE)
Denominada Capela Nova ou Capela dos Clérigos, é um edifício de arquitectura barroca, cujas obras iniciaram em 1639.