Igreja Paroquial de Boivão
Igreja Paroquial de Boivão
A Igreja de Santiago de Boivão é citada em 1320, quando o rei D. Dinis manda elaborar o catálogo das igrejas para pagamento das taxas. A igreja é desmembrada de Tui entre 1444 e 1513 e entra para a Diocese de Viana do Castelo, em definitivo, no ano de 1977.

História

Igreja Paroquial de Boivão

Somente em 1320, quando o rei D. Dinis manda elaborar o catálogo das igrejas para pagamento das taxas, é citada a Igreja de Santiago de Boivão. Por conseguinte, a edificação deste templo religioso recua a tempos mais antigos tendo Santiago ou São Tiago como seu protetor, talvez que sua proximidade com o Caminho de Santiago.

Entre 1444 e 1513 é o período em que o território que alberga a Igreja de Santiago é desmembrado de Tui. Segue-se um período em que o templo entra na troca de comarcas, a começar por Ceuta, Olivenza e finalmente entra na Comarca de Valença do Minho, com a aprovação do Papa Leão X.

No ano de 1580, sobre a situação canónica de benefícios, a Igreja de Santiago correspondia a metade com cura, a apresentação de padroeiros leigos e a outros, e a outra metade, sem cura, ao Mosteiro de Sanfins. Era curato de apresentação do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, tendo sido atribuído depois, devido à expulsão das Ordens, à de Coimbra.

Entra para a Diocese de Viana do Castelo, em definitivo, no ano de 1977.

Descrição

Igreja Paroquial de Boivão
Igreja Paroquial de Boivão

A igreja é de planta retangular, constituído por nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada a esta, na direita, uma capela, e à esquerda a sacristia. Neste mesmo lado e num plano mais recuado está a torre sineira quadrada de dois pisos divididos por um friso, com uma cobertura em bolbosa.

A fachada principal em empena triangular tem como rasgos o portal em moldura reta encimado por uma pequena e estreita janela. A empena termina com uma cruz latina ao centro e é ladeada por dois pináculos piramidais com bola.

Localização

Este ponto está situado na localidade Pedreira, Boivão, na freguesia Boivão.

Coordenadas GPS: N 42 00.539' W 008 32.229'  (42.00898, -8.53715)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Boivão

Junta de Freguesia de Boivão - Visitar Portugal

(Distância: 477 m N)
Há poucas informações sobre a história da Freguesia de Boivão, sabendo-se no entanto que a origem remonta aos séculos XII e XIII, nesse tempo denominada de Fraião. O Castelo de Fraião era uma defesa estratégica, que era beneficiada pelas formas caprichosas dos seus grandes penedos sobrepostos.

Junta da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins

Junta da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A antiguidade da localidade de Gondomil é assumida pela existência de lugares como os de Crasto e Outeiro das Lages. Quanto a Sanfins, teve a base do seu desenvolvimento no Mosteiro Beneditino de Sanfins, que começou a ser erigido no século VI.

Igreja Matriz de São Cristóvão

Igreja Matriz de São Cristóvão - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Com orago de São Cristóvão, esta igreja tem a sua primeira referência em 1320, quando surge o primeiro catálogo das igrejas para pagamento de uma taxa. Destaca-se a torre sineira num plano recuado em relação à fachada, com sineira apenas na ventana frontal.

Junta de Freguesia de Pias

Junta de Freguesia de Pias - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
Pias designa um recipiente para os animais beberem, mas na versão mais provável faz corresponder o seu nome a um convento de mulheres pias, com o significado de "piedosas". Há referência a tempos pré-históricos, com indicação de um pequeno castro.

Forno Comunitário

Forno Comunitário - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
Um forno comunitário situado a 100 metros da Junta de Freguesia, à beira da estrada principal, um sinal habitual antigo mas de construção recente e que dá sinais de ser utilizado. Num cenário mais moderno as tradições continuam vivas, como esta para cozer os mais variados pães.

Capela de Nossa Senhora do Encontro

Capela de Nossa Senhora do Encontro - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
No centro da freguesia de Pias, num encontro de vias terrestres, encontra-se este templo de Nossa Senhora de Encontro, não havendo outra informação sobre a mesma além do nome. Destaca-se a grande fachada contracurvada e a varanda a proteger a porta acima da porta principal.

Igreja Paroquial de Santiago de Pias

Igreja Paroquial de Santiago de Pias - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
Nesta igreja de Santiago destaca-se as torres sineiras, de construção mais recente do que a igreja. O portal em arco de volta perfeita é rodeado por moldura e encimado por uma cimalha com ligação a um frontão de aletas interrompido por um brasão de armas e um nicho que alberga a imagem do padroeiro, Santiago.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Matriz de Sanfins

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Matriz de Sanfins - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios situada em Soutelo e que é atualmente a Igreja Matriz de Sanfins, substituiu nesta função a Igreja do Mosteiro Beneditino de Sanfins em 1839, embora remontando a sua construção ao século XIV.

Igreja Paroquial de Santo André

Igreja Paroquial de Santo André - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
Com uma origem medieval, esta igreja tem a sua primeira referência em 1320, no catálogo das Igrejas de Tui, em que se dava conta de Santo André de Taias. Após a união das duas freguesias no século XVIII, os locatários mantiveram as duas Igrejas Paroquiais.

Junta da União de Freguesias de Barroças e Taias

Junta da União de Freguesias de Barroças e Taias - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
Estas antigas freguesias de Barroças e Taías, que foram independentes e pertenceram ao antigo termo da Penha e Rainha e ao Arcediagado de Cerveira, foram unidas no século XIX, não havendo história referente a estas duas antigas freguesias.

gif