



Foi fundado por D. Afonso Ansemondes para poder albergar uma comunidade de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, entregando depois o cenóbio ao seu filho Pedro Mendo. A edificação da Igreja ocorreu durante o ano de 1143-1144.


O conjunto conventual entra no século XVI na verdadeira ruína até que, e a pedido da comunidade monacal, o comendatário de Refóios e Bispo de Miranda, D. Júlio de Alva, mandou iniciar as obras de reconstrução. O mosteiro e os claustros terminaram em 1571 e a igreja foi finalizada dez anos depois.

lateral esquerda


lateral direita
Século XIX e XX
Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a zona conventual foi vendida a particulares, passando este templo religioso a ser a Matriz da Freguesia. Só em 1986 os herdeiros da zona conventual a venderam à Câmara Municipal, tendo esta feito obras de adaptação para uma escola superior agrária, a qual ainda hoje funciona.

colateral esq


lateral esq

lateral esq

lateral esq

colateral dir


lateral dir

lateral dir
Descrição
A igreja apresenta uma mistura de elementos maneiristas e barrocos, com uma planta em cruz latina formada por nave e capela-mor e duas capelas laterais. A fachada está delimitada por cunhais de pilastras, e ao lado direito desta está anexada a torre sineira.




espaldar

da fonte
A fachada composta por um portal principal em arco de volta perfeita é ladeada por colunelos com friso e volutas. Está encimado por um janelão com gradeamento e uma moldura ricamente decorada. É rematada por um frontão contracurvado.
A zona conventual, de planta quadrangular, está edificada à volta do claustro.
Classificação
Este conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Público.
nesta localidade Refoios do Lima
ou neste concelho Ponte de Lima
Outras localidades deste concelho Ponte de Lima
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Mosteiro de Refóios do Lima»