Situada na parte alta do centro histórico da Vila, no largo da Lapa, a Igreja é uma edificação do século XVIII construída com as esmolas da devoção de D. Tristão de Menezes e do Pároco da Vila.

Descrição

Igreja da Lapa
Fachada da igreja
Igreja da Lapa
Lado norte
Igreja da Lapa
Lado sul

O templo foi construído em terrenos cedidos pelo o Alcaide-Mor, D. Tomaz de Lima, na condição de que as suas armas fossem colocadas na fachada principal.

De planta retangular formada por única nave e capela-mor, a fachada é delimitada por cunhais de pilastras. À direita, adossada à fachada, está a torre sineira com um sino.

A fachada com um remate contracurvo é rasgada ao centro pela porta principal em arco de volta perfeita e ladeada por duas portas mais pequenas, também em arco de volta perfeita. A porta é encimada por uma grande janela com iluminação para o interior, e esta pelo brasão da Família de D. Tomaz de Lima.

A torre tem acesso pela porta em moldura reta e encimada por uma janela ovalada. Segue-se a sineira com um arco em volta perfeita rematada por um pequeno frontão contracurvo ladeado por pináculos. No lado desta, atrás está anexada a sacristia.

Localização

A igreja situa-se no Largo da Lapa, na zona histórica da vila, poucas dezenas de metros a sul da Avenida António Feijó e da Câmara Municipal.

Coordenadas GPS: N 41 45.948' W 008 34.974'  (41.76580, -8.58290)

Temas / Tags

Ponte de Lima, publicado em por