A antiguidade de Ponte de Lima faz desta como uma das principais na localização estratégica do território. É por isso o cruzamento de vários caminhos, remontando ao tempo dos romanos em que se fazia a ligação de Braga a Pontevedra, e posteriormente a principal rota do Caminho de Santiago.
Esta rota transforma Ponte de Lima numa localidade de abrigo e de vários tipos de assistência no sentido de acomodar os peregrinos que então seguiam para Compostela. Esta acabou por assistir a um aumento de templos religiosos, como no caso desta capela.
A Capela das Pereiras, assim chamada na atualidade, originalmente de Capela de Santa Rita de Cássia, foi erguida no século XVI, junto à antiga muralha, em substituição de uma antiga ermida que ali existia.
Viria a sofrer duas campanhas de obras, sendo a primeira delas uma reconstrução devido ao terramoto de 1755. A maior intervenção deu-se em 1818, alterando a feição inicial, com o acrescento de uma nova abside à nave e a sacristia, mantendo-se assim até agora.
De planta longitudinal, é formada por nave e abside retangular, separadas por um arco de volta perfeita. A fachada neoclássica apresenta o portal em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha, ladeado por duas colunas rematadas por pináculos. Ao centro destes, uma janela retangular permite a entrada de luz para a nave.
Pinturas Polícromas do Templo Original
É rematada por um frontão contracurvo, com cruz latina e pináculos. À esquerda e adossada ao templo está a torre sineira quadrangular. O acesso ao templo faz-se por uma escadaria de dois lanços.
Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
Este ponto está situado na localidade Ponte de Lima, na freguesia Arca e Ponte de Lima.
Esta capela está situada na zona norte de Ponte de Lima, no final de uma grande escadaria, no Largo Delfim Guimarães.
(Distância: 112 m S)
(Distância: 114 m S)
Edifício situado em frente aos Paços do Concelho numa tipologia de casa-torre do século XVII, é constituído por duas partes respeitantes à torre e à ala habitacional.
(Distância: 144 m SW)
(Distância: 150 m S)
O edifício dos Paços do Concelho é uma construção de 1439, com uma campanha de obras em 1751 e outras reformas e reconstruções até ao aspeto atual.
(Distância: 152 m W)
Este largo que liga à ponte está simplesmente limitado aos peões, sendo apenas contornado por uma via para o trânsito automóvel.
(Distância: 152 m W)
No pequeno centro urbano histórico de Ponte de Lima, encontra-se ao centro do Largo de Camões o chafariz monumental do final do século XVI e princípios do XVII.
(Distância: 207 m S)
"Faço Vila este lugar de Ponte do Lima", assim foram estas as minhas palavras ao conceder o foral em 1125 à localidade.
(Distância: 208 m SW)
A atual Igreja Matriz, dos meados do século XV, foi edificada sobre um outro templo que ali existiu, provavelmente dos séculos XII e XIII.
(Distância: 225 m SW)
A Biblioteca foi criada no início do século XX numa sala no Largo de Camões. Foi mudada para o edifício do século XVII do hospital da Misericórdia.
(Distância: 225 m SW)
O conjunto edificado pertencente à Misericórdia, que estava encostado à muralha do burgo, foi dividido em duas partes no século XX com a abertura da Rua Cardeal Saraiva.