Um templo da época do românico, do século XII (1136-1140), pertencente ao Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, conserva ainda alguns elementos da origem, nomeadamente a parte do friso enxaquetado, duas frestas e o pingadouro do lado norte.

Descrição

Igreja de São Martinho de Crasto
Igreja de São Martinho de Crasto
Igreja de São Martinho de Crasto
Igreja de São Martinho de Crasto

Mais um templo da época do românico, datado do século XII (1136-1140), pertencendo ao Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Apesar das ampliações modificarem o edifício primitivo, este conserva ainda alguns elementos da origem, nomeadamente a parte do friso enxaquetado que corria a nave, duas frestas e o pingadouro do lado norte, e o esquema geral dos portais e o da cornija enxaquetada sobre cachorros.

As duas portas laterais do muro setentrional conservam alguns ornatos românicos. A decoração escultórica dos modilhões, na torre, nave e abside, desperta curiosidade pelo pitoresco de alguns temas como figuras humanas e de animais criticando vícios, serpentes enlaçadas, ornatos geométricos.

É pena, como se pode ver nas fotos, que o lado sul da igreja e a torre estejam tapados com umas árvores, o que tira parte da beleza e do aspecto, como se pode ver no lado contrário deste monumento.

Classificação

O conjunto Igreja e Mosteiro de São Martinho de Crasto está classificado como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 46.498' W 008 25.819'  (41.77497, -8.43032)

Temas / Tags

Crasto, publicado em por