Também chamada de São Salvador de Bravães, a Igreja Matriz é o que resta do antigo Mosteiro Beneditino dos finais do século XII e princípios do século XIII.

Descrição

Igreja Matriz de Bravães
Igreja Matriz de Bravães
Igreja Matriz de Bravães
Igreja Matriz de Bravães

É considerada e sem dúvida reconhecida como a melhor obra prima da arte românica de Portugal, através dos seus trabalhados existentes nas diversas partes do templo.

A igreja notabiliza-se pelo seu portal constituído por cinco arquivoltas recamadas de motivos figurativos e geométricos. Os colunedos que sustentam as arquivoltas encontram-se por sua vez esculpidos de alto a baixo nos capitéis, nos fustes e nas bases sendo de referir, pela sua raridade no panorama do nosso românico, as figuras humanas que aparecem em dois fustes, frente a frente.

No seu interior a nave é corrida por friso enxaquetado com quatro frestas ladeadas por colunas com capitéis e impostas decoradas por motivos vegetalistas e geométricos apoiando arcos plenos.

Cobertura em madeira, arco triunfal decorado por friso com leões e folhas, colunas com capitéis e imposta corrida esculpida, bases com grifos.

Classificação

Este templo está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 47.870' W 008 27.189'  (41.79783, -8.45315)

Temas / Tags

Bravães, publicado em por