Capela de Nossa Senhora da Conceição
A mais pequena e a mais antiga da vila, é conhecida no meio como Capela da Praça. Está situada no centro histórico, tornando-se assim no verdadeiro ex-libris.
Igreja N Sra Conceição

Contudo passa despercebida pois está ligeiramente escondida para os olhares menos atentos.

Um verdadeiro e raro exemplar que remonta ao início do século XV, pertencendo ao gótico tardio, mas que é de uma construção que testemunha e que espelha o verdadeiro estilo românico.

 
Igreja N Sra Conceição

Com este templo, Arcos de Valdevez contribuiu para que o românico perdurasse nas zonas periféricas com o seu estilo preferencial de arquitetura e que entrasse nos séculos XIII e XIV.

Esta pequena capela apresenta um caráter até muito rude e, seguindo a linha do românico, é escassamente iluminada, não deixando dúvidas da pertença ao estilo em questão.

Descrição

Igreja N Sra Conceição

Apresenta-se longitudinalmente, formada por uma nave e capela-mor e um arco triunfal quebrado antecedido por um degrau, na separação destes dois espaços.

Antes desta passagem, à direita, encontra-se o sarcófago onde está sepultado o edificante da capela, justamente para ser sepultado no seu interior.

A porta principal que dá acesso ao interior é em arco quebrado recorrendo ao gótico, sendo a iluminação feita por três frestas harmonicamente dispostas no alçado.

Rota do Românico ao Gótico

Este monumento está inserido na Rota do Românico ao Gótico, do Portal de Ponte da Barca, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Arcos de Valdevez
ou neste concelho Arcos de Valdevez
Outras localidades deste concelho Arcos de Valdevez

Localização

Coordenadas GPS: N 41 50.766' W 008 25.118'  (41.84610, -8.41863)

Temas / Tags

Arcos de Valdevez, publicado em por