Forte de Nossa Senhora das Salvas
Forte de Nossa Senhora das Salvas, abril de 2006
Forte do Revelim, ou de Nossa Senhora das Salas, do século XVII, servia para vigia da costa, em conjunto com o Castelo de Sines, dando salvas da artilharia ao avistar navios suspeitos, de corsários ou de piratas.

História

Forte Revelim.JPG
Domínio público,
Wikipedia

Conhecido por Forte do Revelim, ou de Nossa Senhora das Salas, um forte do século XVII que servia para vigia da costa, em conjunto com o Castelo de Sines.

Uma forte construído para defesa da vila, sempre que se avistasse navios suspeitos de corsários ou de piratas dava salvas da artilharia avisando aos habitantes para auxiliarem na defesa ou para se refugiarem.

O forte de planta retangular, com casamata e bateria, em estilo maneirista, esteve guarnecido até 1844.

Classificação

O Forte do Revelim está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1978.

Localização

Este ponto está situado na localidade Sines, na freguesia Sines.

Coordenadas GPS: N 37 57.075' W 008 52.581'  (37.95125, -8.87635)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capitania do Porto de Sines

Capitania do Porto de Sines - Visitar Portugal

(Distância: 156 m NE)
A Capitania representa um espaço de jurisdição cuja área de operação incui toda a costa desde a foz da Ribeira das Fontaínhas até à foz da Ribeira de Seixe.

Capela de Nossa Senhora das Salvas

Capela de Nossa Senhora das Salvas - Visitar Portugal

(Distância: 225 m NE)
Uma capela do século XVI, mostra na fachada a porta principal manuelina encimada por uma janela e uma imagem da padroeira, e os contrafortes laterais encimados por pináculos cónicos.

Igreja de Nossa Senhora das Salvas

Igreja de Nossa Senhora das Salvas - Visitar Portugal

(Distância: 225 m NE)
Igreja, Capela ou Ermida de Nossa Senhora das Salvas ou das Salas, foi erguida pela princesa bizantina Vataça Láscaris no final do século XIII ou início do século seguinte. Vasco da Gama fez reedificar a igreja no século XVI, e teve grandes modificações no século XVIII e ainda após o terramoto de 1755.

Elevador dos Penedos da Índia

Elevador dos Penedos da Índia - Visitar Portugal

(Distância: 725 m NE)
Em elevador que faz a ligação entre o Largo dos Penedos da Índia e a Avenida Vasco da Gama, facilitando o acesso entre o centro histórico da cidade e a zona ribeirnha.

Estádio Municipal Vasco da Gama

Estádio Municipal Vasco da Gama - Visitar Portugal

(Distância: 868 m NE)
Estádio Municipal de Sines, inaugurado em 1966, contém vários recintos para diversas modalidades, além de salas de ginástica e medicina desportiva. Tem bancadas para 2000 espetadores e iluminação artificial. É composto por dois campos, um em relvado natural e o outro sintético.

Mercado Municipal de Sines

Mercado Municipal de Sines - Visitar Portugal

(Distância: 872 m NE)

Centro Cultural Emmérico Nunes

Centro Cultural Emmérico Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 888 m NE)
Este Centro Cultural, fundado em 1986, mostra exposições não permanentes de artes plásticas, locais e nacionais, previlegiando os mais jovens.

Capela da Miseridórdia de Sines

Capela da Miseridórdia de Sines - Visitar Portugal

(Distância: 897 m NE)
Uma construção dos finais do século XVI, é uma capela composta por nave e capela-mor mais estreita, destaca-se a decoração, por cima da porta principal, das armas da Miseridórdia.

Estátua de Dom Vasco da Gama

Estátua de Dom Vasco da Gama - Visitar Portugal

(Distância: 904 m NE)
Vasco da Gama comandou a frota que realizou a descoberta e a primeira viagem do Caminho Marítimo para a Índia no final do século XV. Nasceu em Sines em 1469 e faleceu em Cochim, na Índia, em 24 de dezembro de 1542. Após a viagem, recebeu em conjunto com os irmãos, o título perpétuo de Dom e duas vilas, Sines e Vila Nova de Milfontes.

gif