
Esquecida no tempo e no espaço, a verdade é que o atual edifício que se encontra em ruínas é o terceiro, dada a má construção dos dois anteriores.
A Primeira Construção




Situado a poucos metros do castelo, o primeiro convento foi mandado edificar por D. Álvaro Coutinho, Senhor de Almourol, com o título de Nossa Senhora do Loreto, devido à sua devoção.
Por incrível que pareça, a edificação teve início no dia 13 de março 1572 e celebrou-se a primeira missa a 25 de Março desse mesmo ano, pela festa à Senhora do Loreto a realizar-se neste mesmo dia.
A Segunda Construção


O resultado desta primeira edificação foi um verdadeiro fracasso, tendo durado apenas três anos.
A péssima construção do edifício provocou, em 1575, a necessidade de se erguer um outro na substituição do primeiro. Foi erguido com materiais igualmente fracos como a pedra e barro, dando igualmente pouca consistência ao novo edifício.
A Terceira Construção


Apesar deste segundo edifício ser igualmente de uma construção pobre, a verdade é que resistiu um pouco mais que três anos. Em 1685 ergueu-se um terceiro templo, baseando-se de boa alvenaria, que permitiu resistir até agora.
Descrição
Com uma interessante história o convento, mesmo em ruínas, continua a chamar-se de Nossa Senhora do Loreto.
Com uma planta retangular, desenvolve-se longitudinalmente.
Atualmente este templo religioso está em terrenos militares, sendo estes os donos do templo. O resto da parte conventual, nomeadamente o claustro, foi demolido para a construção da estrada.
nesta localidade Praia do Ribatejo
ou neste concelho Vila Nova da Barquinha
Outras localidades deste concelho Vila Nova da Barquinha
Localização
Estas ruínas estão situadas quase no final da descida para o Castelo de Almourol.