Esta capela foi construída em meados do século XVII nas margens da ribeira de Arecês, embora este mesmo local seja referido anteriormente devido ao culto mariano que ali existia.

Construção

Capela de Nossa Senhora da Lapa
Fotos de bmps2003

Esta capela foi construída em meados do século XVII nas margens da ribeira de Arecês e próximo da albufeira do mesmo rio usada para captação de água para abastecimento do concelho de Sardoal. Este mesmo local já era referido anteriormente devido ao culto mariano que ali existia.

Exterior da Capela

A capela apresenta uma planta retangular e uma fachada simples. A porta em moldura reta é ladeada por duas janelas também em moldura reta. Sobre a arquitrave da porta, rematada por volutas, podemos ver uma cruz em baixo relevo ladeada por pináculos.

Existe ainda uma sineira à esquerda e sobre o telhado da capela

A anteceder a porta da capela, que se situa num local mais elevado para evitar inundações com a subida do nível do rio, existe uma escadaria.

O Interior

No interior da capela, a nave única é coberta por abóboda de berço, decorada com pinturas de brutesco que representam elementos diversos com as figuras da Adoração ao Menino Jesus, dos Reis Magos e dos Pastores, e ainda cenas da Anunciação e da Assunção da Virgem.

Na parede testeira vemos um retábulo cobre colunas compósitas. Um nicho enquadrado pelo retábulo continha uma imagem de Nossa Senhora da Lapa que está guardada numa quinta para evitar o vandalismo. O retábulo e a imagem foram mandados executar no séc. XVIII por Duarte de Sousa França, sobrinho do fundador e detentor do padroado da capela.

Destaque ainda para as paredes interiores revestidas a azulejos de padrão polícromo.

Classificação

Esta capela está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1996.

Localização

Perto da capela existe uma excelente área de lazer muito arborizada com um parque de merendas à beira do rio.

Coordenadas GPS: N 39 32.214' W 008 07.064'  (39.53690, -8.11773)

 

Temas / Tags

Cabeça das Mós, publicado em por