Igreja de Almoster
Igreja de Almoster
A Igreja de Almoster é o único elemento que resta, com algumas ruínas do claustro que resistem, do que foi o Convento Gótico de Santa Maria de Almoster.
Igreja do Convento de Santa Maria
Igreja do Convento
Igreja do Convento de Santa Maria
Junta de Freguesia
Igreja do Convento de Santa Maria
Fachada oeste

Este conjunto conventual foi edificado no final do século XIII e início do XIV por D. Berengueira Aires, dama da Corte da Rainha D. Isabel, no desejo testamental de sua mãe, com a autorização do Papa Nicolau IV, em 1289.

Igreja do Convento de Santa Maria
Sineira

O apoio da Rainha foi importante ao ponto de mandar edificar os claustros e a enfermaria, dando a continuidade e proteção ao convento, deixando em testamento em cerca de mil libras. Assim foi conseguida a conclusão das casas conventuais em 1300, vindo a receber várias religiosas da Ordem de Cister e, com estas, a fundadora do cenóbio e mais tarde D. Violante Gomes, mãe do Prior do Crato, D. António.

Este conjunto conventual distribui-se em torno do claustro, somente restando a igreja com as ruínas dos dormitórios, o antigo refeitório e a sala do capítulo.

Contudo o conjunto foi alvo de constantes obras ao longo dos séculos, que alteraram a austeridade do edifício original, como os painéis de azulejaria, os revestimentos dos retábulos e nichos com talha dourada barroca e inclusivamente a igreja, nos ornatos de alvenaria e nos arranjos dos absides.

Descrição

Igreja do Convento de Santa Maria
Porta sul
Igreja do Convento de Santa Maria
Pormenor da porta

A igreja segue a tipologia do gótico mendicante de Santarém, constituída por três naves de cinco tramos de arcos ogivais separadas por pilastras, decoradas nos capitéis com elementos vegetalistas. O espaço interno encontra-se dividido pela construção de um coro baixo maneirista que separa as religiosas dos leigos.

Com a extinção das Ordens Religiosas o convento entra progressivamente ao abandono, sofrendo algumas obras de recuperação e restauro entre os anos cinquenta e oitenta do século XX, sob os critérios da época.

Entre 2001 e 2003 o IPPAR debruça-se sobre a recuperação dos conjuntos monásticos, incluindo o Convento de Santa Maria de Almoster, numa vasta recuperação de restauro do seu património.

Classificação

Entrou para a lista dos Monumentos Nacionais em 1920.

Localização

Este ponto está situado na localidade Almoster, na freguesia Almoster.

Coordenadas GPS: N 39 14.388' W 008 47.607'  (39.23980, -8.79345)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cemitério da Azambujeira

Cemitério da Azambujeira - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)

Pelourinho de Azambujeira

Pelourinho de Azambujeira - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)

Museu Regional Manuel Nobre

Museu Regional Manuel Nobre - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)

Parque Infantil da Azambujeira

Parque Infantil da Azambujeira - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)

Cemitério de Marmeleira

Cemitério de Marmeleira - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)

Ephemera - Associação Cultural - Biblioteca da Marmeleira

Ephemera - Associação Cultural - Biblioteca da Marmeleira - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Ephemera - Associação Cultural é uma biblioteca instalada numa antiga escola primária de Marmeleira convertida e adaptada para o efeito. Pertença de José Pacheco Pereira, conta mais de 200 mil obras, entre documentos, materiais e objectos.

Antiga Praça de Touros

Antiga Praça de Touros - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)

gif