Igreja Matriz do Beco

É igualmente conhecida como Igreja da Freguesia do Beco ou Igreja de Santo Aleixo, sendo este o padroeiro da aldeia. Este templo religioso só foi possível quando Beco se autonomizou de Dornes e se tornou freguesia.

Edificada no século XVI, sofrendo posteriormente em épocas diferentes campanhas de obras, manteve a sua estrutura eclética primitiva. Contudo no século XVII foi edificada uma nova fachada principal.

Descrição

Com um desenvolvimento longitudinal, apresenta uma planta retangular formada por três naves e capela-mor. A fachada apresenta dois rasgos, o portal de verga reta com cornija e a janela encimada também por uma moldura de verga reta. No lado esquerdo adossada a esta está a torre sineira rematada por coruchéu.

O interior as naves estão forradas em madeira, sendo divididas por arcos assentes em colunas toscanas. A capela-mor está forrada por abóbadas de caixotões ornamentados com pintura de grotesco. O retábulo é em talha dourada do século XVIII e as paredes são revestidas por painéis de azulejos azuis e brancos setecentistas.

Classificação

No ano de 1943 o templo foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 46.253' W 008 17.868'  (39.77088, -8.29780)

Temas / Tags

Beco, publicado em por